Leão do Nordeste Goiano: Morre o Deputado Estadual Iso Moreira

Deputado licenciado Iso Moreira morre, nesta sexta-feira, 4, no Rio de Janeiro. Legislativo goiano decreta luto oficial de três dias.
Crédito: Alego Marca Assembleia Legislativa do Estado de Goiás 

Deputado licenciado Iso Moreira morre, nesta sexta-feira, 4, no Rio de Janeiro. Legislativo goiano decreta luto oficial de três dias.


Deputado Iso Moreira

O deputado estadual licenciado, Aloisio Moreira dos Santos, mais conhecido como Iso Moreira (UB), faleceu nesta sexta-feira, 4 no Rio de Janeiro. Em 26 de maio de 2022, Iso foi licenciado do seu sexto mandato na Assembleia Legislativa de Goiás por motivos médicos. 

Internado desde fevereiro, o deputado Iso Moreira foi transferido do Hospital Sírio-Libanês de Brasília para o Hospital Copa D’Or (na cidade do Rio de Janeiro), no dia 31 de março, para dar continuidade ao seu tratamento. Iso testou positivo para covid-19 no dia 25 de janeiro.
Conforme já esclareceu, anteriormente, a esposa (Ildete Gomes) informou que Iso tomou três doses da vacina contra a covid-19, sendo que a terceira dose foi tomada quatro meses antes do teste positivo. A mulher do deputado já tinha informado, também, que Iso Moreira não possuia nenhuma comorbidade, como colesterol alto, diabetes, pressão alta, doença autoimune, problema respiratório ou pulmonar.

Histórico.

Aloísio Moreira dos Santos nasceu em Mambaí, município do Nordeste Goiano, em 21 de junho de 1947. Filho de Rivaldo Moreira dos Santos e Edelzuite Moreira dos Santos, casado com a prefeita de Simolândia, Ildete Gomes Ferreira e pai de Alessandro Moreira, Suzana Moreira dos Santos, Cláudia Cristina Santos, Aloísio Moreira dos Santos Junior e Marcus Vinícius Moreira dos Santos, Iso Moreira se consolidou ao longo dos anos como um dos maiores nomes no cenário político do Estado de Goiás. 

O “Leão do Nordeste”, como era conhecido, iniciou sua trajetória como prefeito em Simolândia, na gestão entre os anos de 1993 e 1996. Durante o seu mandato, reestruturou e organizou todo município com obras em diversos setores: saúde, educação, habitação e infraestrutura. Com um trabalho ousado, unindo foco e determinação, construiu os pilares de sustentação da cidade em apenas quatro anos de gestão. 

Sua administração arrojada e empreendedora representou um divisor de águas na história de Simolândia, que obteve um grande salto qualitativo durante o período em que esteve à frente do executivo municipal. Agropecuarista e empresário no ramo de posto de combustíveis, Iso Moreira também ficou conhecido por seu empreendedorismo. 

Candidato a deputado estadual pela primeira vez em 1998, Iso obteve 14.680 votos e ficou na suplência, assumindo o mandato, posteriormente, em 2001. Em 2002 foi eleito com 19.470 votos. Em 2006, consagrou-se nas urnas para o seu terceiro mandato com 29.799 votos. Em 2010, Iso foi reeleito, com 25.566 votos. No ano de 2014, Iso Moreira tem expressiva votação de 37.340 votos e assume o seu quinto mandato na Assembleia Legislativa de Goiás. Em 2018, com 24.963 votos, conquista o seu sexto mandato na Alego, onde também toma posse na Mesa Diretora, sendo reconduzido para a 4ª secretária, um grande marco em história como parlamentar. 

Em sua trajetória política, Iso Moreira realizou suas maiores obras no Nordeste Goiano, e teve uma atuação destacada em outros municípios. Sua parceria com prefeitos e lideranças políticas foi traduzida em grande êxito por todos os cantos do Estado onde deixa o seu legado de trabalho.

Importância de Iso para o Nordeste goiano

No dia 28 de setembro de 2019, o programa itinerante Alego Ativa chegou a Alvorada do Norte. Localizado no Nordeste goiano, a 460 km da Capital, o município de quase 9 mil habitantes recebeu a Assembleia Legislativa para a quarta edição do evento. O presidente Lissauer Vieira (PSD) fez a abertura da edição ao lado dos anfitriões Iso Moreira e da prefeita Iolanda Holiceni (UB). 

Na ocasião, parlamentares da Alego reconheceram a contribuição dele para o progresso de Goiás, em especial do Nordeste goiano que, conforme o próprio Iso destacou em seu pronunciamento: "Mais de R$ 1 bilhão em investimentos conquistados ao longo dos seis mandatos na Assembleia".  

Lêda Borges (PSDB), Wilde Cambão (PSD) e Wagner Neto (PRTB) foram unânimes no que diz respeito às contribuições dadas por Iso. “Eu sou o parlamentar mais jovem da Alego e estou no meu primeiro mandato. Tenho o Iso Moreira como o deputado que mais me inspira na Assembleia", elogiou Wagner Neto, na ocasião.

“Iso Moreira serve de inspiração para o meu primeiro mandato. Na minha trajetória política, quero atingir pelo menos 20% das contribuições que ele deu ao estado de Goiás”, disse Wilde Cambão, na mesma oportunidade. “Um deputado que, junto ao Governo do estado, transformou o Nordeste goiano”, afirmou Lêda Borges, também durante a edição do Alego Ativa em Alvorada do Norte. 

Agência Assembleia de Notícias

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem