Rios sobem com a chuva, derrubam pontes e deixam moradores ilhados em Goiás

Cavalcante foi bastante afetado, onde moradores tiveram prejuízos com plantações e casas alagadas. Em Flores de Goiás, um trecho da GO-236 precisou ser interditado após a chuva derrubar uma ponte. 

Por Rafael Oliveira, g1 Goiás
Enxurrada quase encobre carro em Formosa (esquerda) e trecho da GO-236 é interditada após queda de ponte (direita) — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Com as fortes chuvas nos últimos dias, moradores de várias cidades goianas fizeram registros de rios transbordando, que chegaram a derrubar pontes, carros quase submersos em centros urbanos e casas completamente inundadas, que deixaram pessoas ilhadas em Goiás.

O município de Cavalcante, no nordeste do estado, foi bastante afetado, segundo moradores, que relataram prejuízos com plantações e casas alagadas. A prefeitura da cidade disse que está prevista a construção de três pontes no município e que está fazendo obras emergenciais neste momento de chuva.

Moradores contaram que uma ponte caiu com a força de uma correnteza após o nível do Rio Corrente subir muito. A ponte era o único acesso das comunidades quilombolas para a cidade. Um homem registrou quando atravessava o rio a cavalo. A água batia na altura da cela.

Imagens feitas por moradores mostram residências e plantações de milho alagadas. Há relatos de pessoas que perderam móveis em casa e precisaram receber ajuda com cestas básicas de alimentos.

Queda de ponte 

Em Flores de Goiás, também no nordeste goiano, um trecho da GO-236 precisou ser interditado após a chuva derrubar uma ponte. A água do Rio Macaquinho subiu tanto que a correnteza derrubou tudo (foto abaixo). Moradores contaram que esse era o desvio que ligava Flores de Goiás a Iaciara e Alvorada do Norte.

A Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra) informou por nota que tem uma equipe de engenheiros está na região Nordeste e eles estão vendo que tipo de serviço emergencial pode ser feito para ser restabelecido o tráfego afetado na GO-236. A agência disse também que está construindo duas pontes para resolver de vez o problema.

A prefeitura de Flores de Goiás informou que está dando suporte aos moradores.

Nesta semana, 14 cidades estão em alerta por causa dos temporais, segundo o governo estadual. Um alagamento em Formosa, no Entorno do Distrito Federal causou vários prejuízos para comerciantes de uma feira e motoristas que tiveram carros inundados pela água. 
A chuva nos últimos dois dias chegou a 63mm, o que provocou alagamentos no centro da cidade e deixou carros quase submersos (foto abaixo), com dificuldades para trafegar nas ruas.

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que as chuvas vão continuar para os próximos dias.

"Estamos saindo da primavera, tivemos muitas chuvas e elas vão continuar. Estamos com o fenômeno La Nina e um corredor de umidade bem ativo, e ele vai trazer chuvas fortes e volumosas para o estado. Essas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios", esclareceu Amorim.


BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem