XBB.1.5 pode ser a “subvariante mais transmissível da Ômicron até o momento”, alertam cientistas

Novas ondas da doença são esperadas no mundo, mas sem o mesmo reflexo no número de mortes, afirma líder técnica da OMS


Especialistas em saúde expressaram preocupação na quarta-feira (4) sobre o rápido crescimento da nova sublinhagem Ômicron XBB.1.5, aconselhando o público a se manter informado, mas não alarmado enquanto trabalha para aprender mais sobre a cepa do lo coronavírus.

Durante o mês de dezembro, a porcentagem de novas infecções por Covid-19 nos Estados Unidos causadas por XBB.1.5 aumentou de 4% para 41%.

“É um aumento impressionante”, escreveu Ashish Jha, coordenador de resposta à Covid-19 da Casa Branca, em uma publicação no Twitter. 

Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) compartilharam pensamentos semelhantes na quarta-feira.

“Estamos preocupados com sua vantagem de crescimento”, disse Maria Van Kerkhove, epidemiologista que é líder técnica da OMS em Covid-19. 

Leia mais:




BomVan Kerkhove observou que a XBB.1.5, que foi detectado pela primeira vez nos Estados Unidos, se espalhou para pelo menos 29 países e “é a forma mais transmissível de Ômicron até hoje”. 

“Esperamos mais ondas de infecção em todo o mundo, mas isso não precisa se traduzir em mais ondas de morte porque nossas contramedidas continuam funcionando”, disse ela.

Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe. 

Evite aglomerações e locais fechados, quando possível, e mantenha a utilização de máscaras em ambientes lotados 
Crédito:  Rovena Rosa/Agência Brasil
Higienize as mãos frequentemente com água e sabão 
Crédito: Fran Jacquier/Unsplash
Utilize álcool gel quando estiver fora de casa.
Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Mantenha os ambientes ventilados 
Crédito: Daniel Hansen/Unsplash

Evite tocar os olhos e a boca 
Crédito: Getty Images/Westend61
Busque a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe.
Crédito: Thamyres Ferreira/MS

Jha observou que ferramentas eficazes para evitar infecções graves por Covid-19 incluem testes rápidos, máscaras de alta qualidade, ventilação e filtragem do ar interno, pílulas antivirais orais e vacinas atualizadas. 

“Em breve teremos mais dados sobre como as vacinas neutralizam XBB.1.5”, disse Jha, sugerindo que pesquisas para determinar a eficácia da vacina contra a nova sublinhagem estão em andamento.

Jha afirmou que a XBB.1.5 provavelmente é mais capaz de passar por nossas defesas imunológicas e pode ser mais contagiosa. Mas ele disse que ainda não está claro se causa doenças mais graves, algo que também foi enfatizado por Van Kerkhove.

Ela disse que a OMS está trabalhando em uma avaliação de risco para esta sublinhagem e espera publicá-la nos próximos dias. Os consultores técnicos do grupo estão analisando dados do mundo real sobre hospitalizações e estudos de laboratório para avaliar a gravidade. 4 Jha disse que embora esteja preocupado com a XBB.1.5, não acha que isso represente um grande revés na luta contra a Covid-19. 

“E se todos fizermos nossa parte”, escreveu ele, “podemos reduzir o impacto que isso terá em nossas vidas”.

Fonte: 

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem