Cachoeira da Raizama: tudo sobre o lugar onde um turista americano desapareceu na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Raizama: tudo sobre o lugar onde um turista americano desapareceu na Chapada dos Veadeiros
A Raizama fica a poucos quilômetros da vila de São Jorge, uma das portas de entrada para a Chapada dos Veadeiros

A Cachoeira da Raizama, localizada no cânion do Rio São Miguel, na Chapada dos Veadeiros, é uma das cachoeiras de fácil acesso da região. Ela fica em São Jorge, na cidade de Alto Paraíso de Goiás, um dos oito municípios de Goiás que integram a Chapada dos Veadeiros. O local fica a cerca de 460 Km de Goiânia e 443 Km de Brasília. 

A cachoeira foi Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), categoria de unidade de conservação criada em área privada pela vontade do proprietário rural, a Raizama fica a poucos quilômetros da vila de São Jorge, uma das portas de entrada para a Chapada dos Veadeiros.
O ponto turístico é um dos mais procurados e dos mais famosos entre os turistas. Isso se deve ao fato de ter uma queda de água sobre um cânion. A cachoeira é um cartão de visitas para os amantes da natureza, sem contar as belezas do parque onde tudo está localizado.

A cachoeira do Raizama é formada pelo encontro das águas das corredeiras do rio Raizama e do rio São Miguel. Ela fica dentro do Sítio Espaço Infinito, a cerca de 5km de São Jorge. O acesso à cachoeira é bastante facilitado. O caminho não tem grandes inclinações, rochas escorregadias ou áreas de risco. Não é necessário acompanhamento de guia turístico. É considerado um programa ideal para ser feito com toda a família.
A trilha até a cachoeira é marcada por uma imensidão de flores que invadem o caminho com as cores características da região. Isso faz com a trilha seja uma das mais tranquilas e românticas da Chapada.
Em direção à cachoeira, é possível aproveitar as piscinas naturais formadas pelo encontro dos rios Raizama e São Miguel. Lá estão as famosas piscinas naturais de hidromassagem causadas pela movimentação da água entre as pedras.
Os rios também formam belíssimas cascatas que despencam de cânions de aproximadamente cem metros de extensão e de até cinquenta metros de profundidade em alguns pontos, considerados atrativos à parte desse passeio. Eles seguem margeando o rio até finalmente chegar na Cachoeira Raizama, com uma queda de cerca de 40 metros de altura escondida entre os paredões de pedra, o que faz dela um excelente ponto para a prática de canionismo (canyoning) e rapel.

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros está localizada na região Centro-Oeste, no nordeste do Estado de Goiás, distante 230 km de Brasília (DF) e a 430 km de Goiânia (GO). A região de cerrado é um destino turístico para quem busca saúde e bem-estar, seja ao contemplar paisagens paradisíacas, vivendo dias de descanso ou se aventurando por trilhas. Lá se encontram mais de 2 mil opções de cachoeiras que podem chegar a 180m de queda d’água, piscinas naturais e águas termais. 

Além disso, é possível viver experiências diferenciadas nas várias estações do ano. Por exemplo, na “Época das Águas”, de Outubro a Maio, pode-se apreciar as cachoeiras nas suas forma mais abundantes, nadar em piscinas naturais de borda infinita, ter experiências incríveis sob o famoso pôr-do-sol do cerrado, conhecer a grande variedade de tratamentos relaxantes e apreciar a rica gastronomia local. 

Já na “Época Seca”, de junho a setembro, a Chapada se transforma. O cerrado se colore com as águas cristalinas, proporcionando sensações únicas de paraíso.
Cachoeiras, piscinas naturais, riachos, matas de cerrado e rochas formadas há mais de 600 milhões anos atraem milhares de turistas anualmente. De natureza rica e um berço de águas, Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, já catalogou cerca de 120 cachoeiras de diversos tamanhos e com poços dos mais variados tipos. O município preserva o famoso Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo rio São Miguel que ganham aspecto “lunar” e uma nova paisagem a cada visita devido à passagem das águas.

Outros locais muito procurados são as cachoeiras Santa Bárbara, Capirava e Candaru, localizados na comunidade Kalunga Engenho II, a 27 km do centro do município de Cavalcante. Quem quiser, pode aproveitar a oportunidade e enriquecer a experiência conhecendo a típica comida quilombola no Restaurante da Minelci.

Já a mais alta cachoeira do Estado de Goiás fica bem no portal da Chapada dos Veadeiros, em São João d’Aliança. Com 187 metros de queda livre, a Cachoeira do Label impressiona todos os visitantes. Um verdadeiro santuário ecológico totalmente preservado. 

Gastronomia 

A Chapada dos Veadeiros oferece bons restaurantes para todos os bolsos e gostos. Após apreciar a natureza, é possível encontrar desde opções com cardápios regionais e sabores típicos até cozinhas internacionais. Há desde restaurantes self-service, comida caseira, pizzas, massas, risotos e hambúrgueres até restaurantes mais sofisticados com pratos vegetarianos e veganos. 

Destino holístico 

O turismo holístico também atrai milhares de visitantes. Além de toda a energia que circunda a região, quem busca experiências espirituais encontra na Chapada dos Veadeiros o local perfeito. É um ponto conhecido por ser um centro de concentração de energia enigmática transmitida por uma enorme pedra de cristal de quartzo, cortada pelo Paralelo 14 - o mesmo que corta a cidade perdida de Machu Picchu. Há quem diga que há um túnel que conecta a Chapada dos Veadeiros, especialmente a região de Alto Paraíso de Goiás, à cidade peruana. Tudo isso ainda fez a região ser famosa entre os ufólogos, com muitos relatos de avistamentos de OVNIs.

Rota de saúde e bem-estar 

Para quem busca bem-estar físico e mental, a Chapada é o destino ideal. Há diversas opções de meditação, massagens relaxantes, yoga e terapias que podem entrar no roteiro da viagem. 

Hospedagem 

Após caminhadas pelas trilhas e banhos nos diversos pontos turísticos, o descanso é fundamental! A Chapada dos Veadeiros conta com cerca de 3500 leitos que também atendem a diferentes perfis de turistas. De campings a pousadas charmosas e mais intimistas, os visitantes terão opções de descontos variados. 16 Passeios turísticos 

Para aproveitar as diversas atrações da Chapada dos Veadeiros e garantir uma experiência mais completa e segura, é importante a contratação de guias e/ou operadoras de turismo. As caminhadas em meio à natureza exigem pessoas que conheçam o local e sugiram os melhores trajetos. 

Sobre o acidente com o Turista americano 

O Corpo de Bombeiros de Goiás procura desde o sábado, 28, o turista americano Raul Jiménez, 30, morador de Miami, nos Estados Unidos. Ele desapareceu na cachoeira Raizama, localizada no distrito de São Jorge, em Alto Paraíso. 

O rapaz fazia parte de um grupo de cinco pessoas que foi surpreendido pelo aumento repentino no volume da água. Três deles conseguiram alcançar uma das margens e se abrigar em local seguro. Outro ficou ilhado e só conseguiu ser resgatado por volta das 23 horas. Raul não havia sido encontrado até o fechamento desta matéria, no final da tarde de domingo, 29. 

As buscas são conduzidas pela 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Planaltina que está usando drone e mergulhadores para procurar o turista americano. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, estão envolvidos na operação 6 bombeiros, sendo4 mergulhadores e 2 especialistas em buscas. 

Além disso, na manhã desta segunda-feira, cães e mais uma equipe especialista em desastres devem chegar ao local para reforçar o trabalho de resgate. 

Fotos: Canva/ Governo de Goiás

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem