QUEM CONHECE CADA QUADRADINHO DO AVIÃO ?

Brasília, inaugurada como capital do Brasil em 1960, é uma cidade planejada que se distingue pela sua arquitetura branca e moderna, essencialmente concebida por Oscar Niemeyer.

Disposta em forma de avião, a sua "fuselagem" é o Eixo Monumental, 2 avenidas amplas franqueadas por um enorme parque. 
Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. 

A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021, sua população era de 3 094 325 habitantes (4 284 676 em sua área metropolitana), sendo, então, a terceira cidade mais populosa do país. 

Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século. 

LAGO PARANOÁ.
LAGO PARANOÁ 

O Lago Paranoá, em Brasília, foi planejado, ou seja, é um lago artificial, represado em 1959, com 40 km² e 48 metros de profundidade. Um de seus objetivos é elevar a umidade da cidade, que é naturalmente seca, mas também é um ponto turístico por sua beleza e pelas atividades oferecidas. 

Atualmente, o lago possui mais de 110 quilômetros de extensão e é responsável pelo fato de a capital ser um dos maiores polos náuticos do país. Por suas águas é possível navegar e praticar diversas atividades. Em sua orla é possível desfrutar de uma ampla gama de bares e restaurantes com vista para o espelho-d’água. 

“O céu é o mar de Brasília”, como diz o ditado do Cerrado, e o Lago Paranoá é um dos melhores lugares para apreciar seu vasto horizonte e se refrescar. Brasiliense e turistas podem admirar um pouco da beleza do lago por meio da Rota Náutica. 

Começando pela Ermida Dom Bosco. O lugar é querido pela população e quem a visita não se arrepende. Possui uma vista privilegiada da cidade e do mais belo pôr do sol de Brasília. O parque conta com extensa área de Cerrado nativo e espaços para descanso e lazer, tais como anfiteatro, ciclovias, trilhas para caminhada e um deck considerado por muitos o melhor local para banho no Lago Paranoá. 

Além das belezas naturais do Cerrado, o local possui uma arquitetura única, razão pela qual já foi palco de diversas competições esportivas e shows. Sua atmosfera sagrada e sua paisagem espetacular fazem da Ermida Dom Bosco um passeio para encher os olhos e a alma. 

A fauna na região do lago é muito rica e ali você pode ver capivaras, pequenos jacarés, tartarugas e vários outros animais.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem