Cabaça, cuieté ou coité: um fruto que além de medicinal, tem várias utilidades

CIDADE DE BURITINOPÓPOLIS, GO, E SEU MAGNÍFICO PÉ DE CABAÇA OU COITÉ (Crescentia Cujete). UM EXEMPLAR DA SUA RARIDADE.
Uma planta com citação bíblica:

CABACEIRO [hebr.: qi·qa·yóhn]. O termo hebraico representa a planta que Jeová fez crescer milagrosamente, da noite para o dia, a fim de fornecer sombra para o profeta Jonas, enquanto ele estava sentado numa barraca, aguardando os resultados da sua profecia contra Nínive. A planta trouxe grande alívio a Jonas, até que Jeová fez com que um verme a atacasse, resultando em ela se secar. O profeta ficou assim exposto aos raios abrasadores do sol. — Jon 4:5-11.

Índice: 




    °   Vasos de planta

    °   Luminária


Cabaça ou Coité (Crescentia Cujete) planta de origem americana, precisamente da América Central. Seu nome popular é de origem indígena, que significa vasilha ou panela. Ele é conhecido também como árvore-de-cuia, cabaceira, coité, cuité, e cuiteseira. 

Conheça o Coité

É uma planta de médio porte, que alcança entre 4 e 6 metros de altura, com copa ampla e esparramada. Produz flores brancas e seus frutos possuem forma arredondada e às vezes ovalada. Adapta-se bem a clima tropical e locais chuvosos, mas é bem resistente a estiagem pouco prolongada. Propaga-se por sementes ou mudas. 
Foto; Sidney. Reprodução redes sociais.
Propriedades Terapêuticas do Coité 

A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como antiespasmódica, antitetânica, purgativa, expectorante e emoliente. Ela pode ser tóxica para alguns animais, principalmente os suínos, por isso deverá ser usada com bastante cautela.

Utilização do Coité

A madeira da planta é utilizada na carpintaria, varais de carroça, marcenaria, carroçaria, selas e cabos de instrumentos variados. A madeira em contato com a umidade apodrece rapidamente. 

Os frutos, após o amadurecimento total, possuem as cascas bem resistentes, que são cerradas ao meio e amplamente utilizadas como cuias ou vasilhas para lavagem do arroz, feijão e armazenamento de frutas. Tal costume de aproveitamento das cuias era muito comum nas casas de roças, devido à dificuldade de acesso a outros tipos de vasilhas. 

Ele é empregado também em variadas criações de artesanato, nas quais são fabricadas bonecas, galinhas e todo tipo de artefato para ornamentação.

Na região de Porto de Galinhas, em Pernambuco, é muito comum encontrar variadas galinhas coloridas, preparadas com o coité maduro. 

Onde encontrar o Coité ?

Ele é encontrado em várias regiões brasileiras, desde a região norte ao sudeste, seja em grandes plantações ou em quintais e pomares das casas. As mudas podem ser compradas em sites que comercializam mudas e sementes de plantas. 

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem