CUIDANDO DA HIPERTENSÃO

Cerca de 32% da população adulta que vive no Brasil já foi diagnosticada com #hipertensão, de acordo com o Ministério da #Saúde. A condição também é responsável pela morte de 300 mil brasileiros anualmente. Perigosa e, às vezes, silenciosa, a melhor forma de fugir dos perigos dessa doença é a #prevenção. 


Causada por fatores genéticos, tabagismo, diabetes e pela falta de atividade física, a pressão alta pode aumentar o risco de ataques e doenças cardíacas. Ao Insider, a cardiologista Beth Abramson, co-presidente do Grupo de Trabalho de Hipertensão do Colégio Americano de Cardiologia, explica que é preciso checar como anda a pressão com frequência, não apenas caso tenha um mal-estar. 


“Apesar do que as pessoas pensam, elas não conseguem sentir a pressão arterial e, portanto, é uma morte silenciosa. Por isso a importância de checá-la ao menos uma vez por ano”, disse. 


A médica listou algumas dicas práticas que podem auxiliar na redução da pressão arterial e nos riscos cardíacos que ela causa. 


➡️ Exercícios 3x por semana A médica recomenda se exercitar ao menos 3x por semana por pelo menos 30 minutos. “Evidências médicas comprovam que exercícios e atividades físicas podem reduzir a pressão arterial melhor que muitos medicamentos”, disse Abramson. 


Esse exercício pode incluir qualquer coisa que o deixe com falta de ar e suado, o que tende a ser uma atividade cardiovascular. “Você não precisa entrar em uma academia. Fazer uma caminhada rápida pode fazer uma grande diferença. Quanto mais atividade você fizer, maior a probabilidade de manter o controle da pressão arterial”, salienta.


➡️Reduza o consumo de álcool Conforme explica a profissional, há uma relação direta entre o consumo de álcool e a pressão arterial. “Se as pessoas estão bebendo duas a três bebidas por dia, a pressão arterial vai subir. Portanto, se você reduzir essa ingestão, a pressão vai baixar”, pontua. 


Segundo a médica, o consumo excessivo de álcool, mesmo apenas nos fins de semana, também afetam os níveis de pressão arterial. Abramson recomenda que as pessoas conversem com seu médico para avaliar se estão bebendo demais. 


➡️Diminua o consumo de sal De acordo com estudo da Associação Americana do Coração, metade das pessoas diagnosticadas com a condição possuem sensibilidade ao sal. 


Aos que apresentam essa sensibilidade, o consumo de sódio é ainda mais agravante em casos de hipertensão. Para essas pessoas, explica Abramson, reduzir a ingestão de sal pode ser especialmente importante. 


➡️Perca peso Um estudo sobre pressão alta desenvolvido nos Estados Unidos revelou que perder cerca de 2kg já é suficiente para redução da pressão arterial. Além disso, a pesquisa ainda mostrou que 42% das pessoas deixaram de ter hipertensão depois de perder peso. 


“Perder peso, ainda que 2kg, se você estiver acima do peso, pode fazer a diferença no controle da pressão arterial”, encerra a médica. 12 #metrópoles #notícias.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem