Internacional: Ataque em mesquita deixa ao menos 100 mortos e feridos no Afeganistão

Sexta-feira 08 outubro 2021 12:41 Por Ipsabel Oliveira 

Ação teria acontecido por volta do meio-dia (hora local) em um dia que é considerado sagrado pelos muçulmanos, em uma mesquita xiita na cidade de Kunduz
Explosão em mesquita | Foto: Reprodução

Um ataque em uma mesquita xiita na cidade de Kunduz, no nordeste do Afeganistão, deixou ao menos 100 mortos e feridos, relatou a Missão da ONU no país. 

Segundo reportagem do portal UOL, a ação foi causada por um homem-bomba. 

O ataque teria acontecido por volta do meio-dia (hora local) em um dia que é considerado sagrado pelos muçulmanos. Ainda segundo o UOL, os feridos estão sendo atendidos no Hospital Central de Kunduz e nas instalações da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Testemunhas descreveram cenas atrozes à AFP. Ação não foi reivindicada por nenhum grupo, mas tem o formato dos ataques do grupo terrorista Estado Islâmico, formado por islâmicos sunitas, e que tem um braço muito ativo no território afegão, o EI de Khorasan (Isis-K ou EI-K).

A Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que o ataque de hoje é parte de um padrão “perturbador” de violência. “É o terceiro ataque mortal esta semana, aparentemente visando uma instituição religiosa. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo incidente de domingo, próximo a uma mesquita de Cabul. 

Ainda não se sabe o autor do ataque de quarta-feira a uma madrassa em Khost”. Desde que os talibãs, que também são sunitas, retomaram o poder no Afeganistão, em 15 de agosto, o EI-K vem realizando ações pontuais para enfrentar os “rivais”. 

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse que “forças especiais” foram enviadas ao local para investigar o caso.

Fonte: Jornal Opção.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem