Incêndio destrói área equivalente a 125 campos de futebol na Chapada dos Veadeiros

Bombeiros ainda atuam para que focos não atinjam o Parque Nacional da Chapada. Fogo se concentrou na Área de Preservação Ambiental Pouso Alto. 

Por Jamyle Amoury, g1 Goiás
Incêndio atinge área de preservação ao redor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros — Foto: Divulgação/CBMGO

Um incêndio destruiu uma área equivalente a 125 campos de futebol na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (veja acima). Segundo o Corpo de Bombeiros, militares atuam para que focos não atinjam o Parque Nacional da Chapada. 

De acordo com os militares, o incêndio começou na manhã de sábado (27), na Área de Preservação Ambiental Pouso Alto (APA), localizada aos arredores do parque nacional. As chamas foram controladas ainda no fim da tarde, mas equipes ainda atuam no local neste domingo (28). 

Uma imagem de satélite mostra o tamanho da área que foi devastada pelas chamas (veja abaixo). 

A administração do local é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o instituto, equipes do parque e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também estão em vigilância para garantir a extinção de todos os focos.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros O parque foi criado em 1961 e, atualmente, tem 240 mil hectares. Ele pode ser visitado durante todo o ano. Geralmente, o período de seca vai de maio a outubro. Já entre novembro e abril, as chuvas dão outra experiência aos turistas. 

O local abriga centenas de espécies da fauna e da flora do Cerrado, e foi eleito o melhor do parque do Brasil e o 25º do mundo, segundo um levantamento do site de viagens Tripadvisor.

Em setembro de 2021, um incêndio de grandes proporções atingiu o parque durante quatro dias. Ao todo, cerca de 10 mil hectares de Cerrado foram atingidos pelas chamas. A visitação chegou a ser suspensa no local. 

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem