Umidade relativa do ar na casa dos 12% mantém estado de alerta em Goiás

Os goianos devem continuar sofrendo com a baixa umidade e o calor nesta semana, afirma o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). De acordo com o boletim meteorológico deste domingo (4), a umidade relativa na casa dos 12% deixa Goiás em estado de alerta e as máximas podem chegar até 38°C. 

O Centro destaca que o início desta semana será ensolarado em todas as regiões do Estado devido à massa de ar seco que mantém o tempo estável.“A massa de ar quente funciona como um bloqueio impedindo o avanço da frente fria. Nos demais dias da semana, sol e umidade relativa do ar com índices muito baixos”, informa o boletim. 

O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que o ideal para a saúde humana é que a umidade esteja em 60%, porém entre 31% e 40% é considerado estado de observação; 21% e 30%, atenção; 13% e 20%, alerta e abaixo de 12% é considerado estado de emergência. “A tendência para esse mês é de termos uma umidade de até de 14% em algumas regiões”, disse. 

Previsão 

A previsão é de que Goiânia registre temperaturas mínimas de 18°C e máximas de 34°C, nesta segunda-feira (5). Os moradores de Luziânia e Cristalina poderão sentir um frio de até 15°C pela manhã, mas calor de quase 31°C à tarde. “Nível de alerta/emergência para a umidade relativa do ar com índices em alguns municípios do Estado na casa dos 12%”, informou o órgão. 

Chuvas

Entretanto, as regiões sudoeste e sul do estado podem ter registros de chuvas nesta semana. “De terça para quarta o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, abre uma possibilidade para o aumento de nebulosidade e, com isso, provoca áreas de instabilidade nessas regiões, mas não são esperados grandes volumes de chuva”, detalha o boletim.

Por fim, André explica que este clima se assemelha ao de um deserto e, por isso, os goianos devem beber mais água para reforçar a hidratação do corpo ao longo do dia. Além disso, afirma que, por enquanto, não há previsões de chuvas para o mês de setembro. “O período chuvoso mesmo deve retornar somente em outubro com chuvas mais irregulares”, finaliza.

Fonte: O Popular

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem