HOMEM-BOMBA FOI PRESO NA ÁUSTRIA - ELE ATERRORIZOU ÀS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Depois de uma grande operação há meses, foi capturado e até confessou. Desde o verão de 2023, ele teria plantado policial na quarta-feira, fica claro: o autor do artefato explosivo na Estíria, procurado vários artefatos explosivos nas Testemunhas de Jeová.
Acredita-se que um ex-membro das Testemunhas de Jeová tenha plantado vários dispositivos explosivos nos carros e edifícios da comunidade religiosa desde o verão de 2023. Algumas das bombas explodiram, mas ninguém ficou ferido. O homem de 55 anos foi preso em seu local de trabalho na tarde de quarta-feira, disse a polícia em entrevista coletiva. Ele confessou: Ele admitiu que queria matar a ex-mulher, mas uma bomba montada no carro dela desapareceu. 



O homem de 55 anos estava na verdade visando sua ex-mulher



De acordo com os investigadores, o técnico de TI de 55 anos da área de Graz tinha na verdade como alvo a sua ex-mulher e, como tática de diversão, montou bombas caseiras nos veículos de outros membros das Testemunhas de Jeová já em agosto de 2023. Segundo Rene Kornberger, chefe do Departamento de Polícia Criminal do Estado da Estíria, estes “não eram imensos”. Isto foi seguido na Páscoa de 2024 por uma bomba “com extremo poder explosivo” em frente à porta das Testemunhas de Jeová em Kalsdorf, disse Kornberger. Esta não explodiu, mas outra bomba atingiu um carro em Zettling. 



De acordo com suas próprias declarações, o suspeito teria plantado outra bomba caseira no carro de sua ex-mulher no dia 3 de maio. No entanto, isso aparentemente ainda não detonou. Quando ele contou aos investigadores sobre esta bomba durante o interrogatório, o veículo da ex-mulher foi imediatamente revistado e encontrado num estacionamento na Elisabethstrasse, em Graz. Isso levou a uma operação em grande escala e a bloqueios de estradas. Especialistas em explosivos chegaram, mas não encontraram nenhuma bomba no carro - apenas um ímã no qual o dispositivo explosivo estava montado. Segundo Kornberger, a bomba ainda não foi encontrada, mas presume-se que o suspeito tenha realmente instalado uma no carro de sua ex-mulher. Não está claro se ele caiu e possivelmente detonou no processo. O dispositivo explosivo ainda está sendo procurado 



Disputas de manutenção como motivo 



O suspeito citou como motivo disputas de alimentos com a ex-mulher, com quem também tem dois filhos. Aparentemente ele não os vê há 13 anos, exceto para comparecer ao tribunal. Na verdade, ele queria matar sua ex-esposa; os outros dispositivos explosivos pretendiam apenas servir de distração, segundo ele. O homem foi casado com a mulher, que é Testemunha de Jeová, de 1991 a 2011. Portanto, ele também era membro da comunidade religiosa, mas foi excluído após o divórcio. O suspeito estava entre os cerca de 60 ex-membros que os investigadores examinaram mais de perto com base em dicas. 



Segundo Meixner, as suspeitas contra o homem de 55 anos aumentaram tanto na manhã de quarta-feira que a prisão foi ordenada. Por volta das 11h30, o Estírio foi preso em seu local de trabalho na região de Graz. O perfil de personalidade criado por um criador de perfil foi literalmente “adaptado” ao suposto autor do crime, disseram os investigadores. Simultaneamente à conferência de imprensa, foi realizada uma busca na casa do homem ao sul de Graz. 



As Testemunhas de Jeová expressaram gratidão e alívio na noite de quarta-feira. “A ameaça latente desapareceu por enquanto. Estamos felizes por ninguém ter ficado ferido”, disse o porta-voz Markus Kakavis. Agora os membros continuariam a viver mais relaxados e a participar das reuniões. É muito triste que alguém recorra a tais actos - mesmo que, segundo a polícia, possa ter sido por motivos privados. “Nosso entendimento é que nada justifica dar vazão às emoções à força. “Isso é nojento e deve ser rejeitado”, disse o porta-voz. “Consideramos as autoridades de segurança muito cooperativas, elas levaram isso muito a sério”, disse Kakavis – ele agradeceu o facto de os Salões do Reino em Leibnitz e Kalsdorf estarem “permanentemente protegidos” e que medidas também foram tomadas em toda a Áustria.




Meses de investigação: eventos monitorados pelas Testemunhas de Jeová 



O Diretor da Polícia Estadual, Gerald Ortner, disse: “Após investigações intensivas, a polícia da Estíria conseguiu grande sucesso”. Depois de agosto de 2023, a Direção da Polícia Estadual criou o grupo de investigação “Michael” e reforçou as medidas de proteção. Os eventos das Testemunhas de Jeová foram monitorados. O grupo foi gradualmente reforçado, mais recentemente, cerca de 20 homens e mulheres estiveram envolvidos na investigação direta; 



O Ministro do Interior, Gerhard Karner (ÖVP), felicitou numa transmissão: “Reconhecimento aos investigadores envolvidos, especialmente ao Gabinete do Estado da Estíria para a Segurança do Estado e o Combate ao Extremismo. As investigações profissionais permitiram prender um criminoso perigoso, prevenir novos possíveis ataques e proteger vidas humanas.” 



Quatro ataques explosivos contra as Testemunhas de Jeová 



Desde agosto de 2023, já foram encontradas quatro bombas em carros ou locais de culto pertencentes às Testemunhas de Jeová da Estíria. Em 18 de agosto, duas bombas presas à parte inferior de dois carros pertencentes a membros da comunidade religiosa explodiram em Leibnitz. No final de março, em Kalsdorf, perto de Graz, um pacote contendo um dispositivo explosivo funcional feito por ele mesmo foi colocado na área de entrada do Salão do Reino , a sala de reuniões da comunidade. Havia um dispositivo explosivo funcionando dentro. Um culto das Testemunhas de Jeová aconteceu no salão. No início de maio , o carro de outro membro explodiu em Premstätten . Ninguém ficou ferido até agora. 



(Ed./APA) LINK DA REPORTAGEM EM ALEMÃO:

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem