Águas Termais são mais uma alternativa de turismo na Chapada dos Veadeiros

Eleita pela TripAdvisor como um dos melhores lugares do mundo para o turismo ao ar livre, a Chapada dos Veadeiros deverá também contar com o atrativo das águas quentes, que garantirá o fluxo de visitação também nos meses chuvosos, de outubro a março.

Blog.  Francisco Figueiredo
 
Goiás, o Estado querido por. todos em destaques O site sciencedirect.com divulgou artigo científico sobre as águas termais da Chapada dos Veadeiros que será publicado neste mês no jornal “Groundwater Sustainable and Development”, da editora Elsevier. 

A Elsevier está entre as três maiores editoras de publicações acadêmicas do mundo e o “Groundwater Sustainable And Development” é o mais importante jornal científico na área de hidrogeologia e águas subterrâneas. 

O artigo intitulado “Hydrochemical and age constraints of the Chapada dos Veadeiros geothermal reservoir, central Brazil” tem autoria da geóloga Tassiane Junqueira e dos professores do Instituto de Geociências da UnB e Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG José Elói Guimarães Campos, Marco Antonio Caçador Martins Ferreira, Flávio Henrique Freitas Silva e Jeremie Garnier. 

A publicação dá destaque científico para a estrutura hidrogeológica, idades, temperaturas e qualidades hidroquímicas dos grupos de águas quentes surgentes na linha da Falha Geológica São Joaquim, na divisa dos municípios de Niquelândia, Colinas do Sul e Alto Paraíso de Goiás. 

O artigo tem por base os estudos e resultados das análises geohidroquímicas e datações de Carbono 14 das pesquisas contidas na dissertação de mestrado da geóloga, aprovada em março de 2020, pelo Instituto de Geologia e Geociências da Universidade de Brasília (IGG-UnB), com a tese do “Modelo Conceitual das Águas Termais da Chapada dos Veadeiros GO: Estudos Estruturais, Hidroquímicos e Isótopicos”. As pesquisas identificaram três grandes grupos de jazidas de águas termais surgentes ao longo de 18 km da linha da falha geológica com temperaturas entre 28ºC e 42ºC, 1.352 e 7.877, e qualidades químicas medicinais. 

A publicação ocorre após relatório do setor de geologia da SMIN – Superintendência de Mineração formalmente reconhecer o potencial das jazidas para a instalação de um polo de turismo termal na região, e determinação do secretário Joel de Sant’anna Braga Filho, da SIC, para abertura de agenda de articulação com os demais agentes do governo para estimular um plano conjunto de desenvolvimento regional a partir do turismo termal.

 L“Os estudos indicam que a região possui potencial de desenvolvimento de atividades turístico terapêuticas”, explicou Lívia Parreira, superintendente de Mineração da SIC, em reunião dos titulares dos direitos minerários com o secretário estadual de Indústria e Comércio (SIC), Joel de Sant’Anna Braga. Para Uélio de Jesus, dono da Pizzaria Lua Nova em São Jorge, “a existência de um polo de águas quentes aqui vai manter a regularidade da visitação no período das chuvas, quando quase tudo fecha na região”. Uélio é morador da Vila Chapadinha, passagem para os cânions do Encontro das Águas, na área das águas termais, e já sonha com uma vila gastronômica no local. 

O enclave termal está localizado na rota turística Brasília-Chapada dos Veadeiros/Vila de São Jorge, e algumas fontes, próximas da GO-239, entre Colinas do Sul e São Jorge, já são exploradas informalmente e são referências nos guias turísticos para visitação da região. 

A área dos estudos acadêmicos também está sendo objeto de pesquisas minerárias autorizadas por alvarás da Agência Nacional de Mineração sob titularidade da Hanuman Minas Ltda – Projeto Termais Chapada dos Veadeiros e do advogado-empreendedor Uarian Ferreira. Segundo o advogado, o projeto/conceito de utilização comercial do recurso mineral está exposto no site www.colinastermais.com.br, desde 2017, e foi construído em parceria com a arquiteta e urbanista Izabel Borges, de Brasília, com vasta experiência na elaboração de planos para desenvolvimento do turismo integrado sustentável, também com atuação em pesquisas e projetos para o BID, Banco Mundial e Ministério do Turismo, na Chapada dos Veadeiros. 

“A temática de atração para as fontes de águas quentes do Projeto é termal terapêutica de contato com a natureza, valorizada pela própria riqueza geológica, a natureza conservada, exuberante, a diversidade humana e mística presente da Chapada dos Veadeiros, que não comporta o turismo de massa nem aglomerações como ocorrem nos parques aquáticos dos balneários tradicionais”, destaca Uarian.

Segundo ele, “os princípios e proposições do Projeto incentivam a permanência e os empreendimentos dos moradores e investidores locais, com valorização das raízes, festividades e culturas da Chapada dos Veadeiros.

A riqueza turística da Chapada não é só cênica, geológica e hídrica, é profundamente humana, pela simplicidade, diversidade, receptividade e capacidade integrativa de todos.” 

Na reunião do último dia 13 de janeiro com o secretário Joel de Sant’Anna Braga, o grupo empreendedor apresentou proposta para criação de uma Área Especial de Interesse Turístico, com os benefícios da Lei Federal n 6.513/1977, para atração de investidores que tenham incorporadas práticas de governança e responsabilidade socioambiental (ESG).

Texto: Sinésio Dioliveira, do Jornal Opção

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem