Dengue: DF registra 11 mortes e mais de 61,4 mil casos prováveis

Dos óbitos, 54% eram mulheres e 45,5% tinham mais de 80 anos. Dados são referentes ao período de 2 de janeiro a 9 de julho. 

Por g1 DF
Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal durante ação de combate ao mosquito transmissor da dengue — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O Distrito Federal registrou 11 mortes por dengue em 2022. Já o total de casos prováveis soma 61.842, segundo boletim mais recente da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), divulgado na sexta-feira (22). Os dados são referentes ao período de 2 de janeiro a 9 de julho deste ano.

A maioria das mortes (54%) foi de mulheres. Entre as vítimas, cinco (45,5%) tinham mais de 80 anos. Ceilândia registrou três óbitos. Samambaia, Sobradinho e Planaltina registraram duas mortes, cada. Sobradinho II e Lago Norte notificaram uma morte. 

Os números representam um aumento de 425,6% no número de residentes do DF infectados, em comparação ao mesmo período de 2021, quando foram registrados 11.237 casos prováveis da doença no DF. 

Ceilândia foi a região com maior número de infecções prováveis, com 10.143 notificações. Samambaia, Taguatinga, Planaltina e São Sebastião também estão entre os locais com maior quantidade de pessoas com dengue. 

Do total, 59.066 registros são de moradores da capital e o restante, de pessoas de outros estados que foram atendidas no DF. Dentre os casos prováveis em residentes de fora, são 2.239 de Goiás, 22 de Minas Gerais e 11 de São Paulo.

Principais sintomas:

Os principais sinais da dengue são:

6 Febre alta > 38°C 

Dor no corpo e articulações 

Dores atrás dos olhos 

Mal estar 

Falta de apetite 

Dor de cabeça 

Manchas vermelhas no corpo 

A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

FONTE:  O DIÁRIO DO PLANALTO. 

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem