Erupção solar causa apagão de rádio na Terra nesta quinta-feira (6)

A erupção solar detectada nesta quinta-feira (6) pelo Observatório de Dinâmicas Solares (SDO) da NASA foi de média intensidade.

Flavia Correia
Imagem: Igor Kovalchuk - Shutterstock

Uma mancha localizada no membro sudeste do Sol acaba de produzir uma erupção solar de classe M3, um tipo de explosão de média intensidade, mas que pode trazer consequências à Terra quando atinge os polos magnéticos do planeta. 

Segundo o portal de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com, o evento aconteceu na madrugada desta quinta-feira (6) às 2h53 (pelo horário de Brasília) e causou um pequeno apagão de rádio de ondas curtas sobre o Oceano Índico.
Área atingida pela erupção solar M3 nesta quinta-feira (6). Créditos: NOAA/SWPC Boulder

Área atingida pela erupção solar M3 nesta quinta-feira (6). Créditos: NOAA/SWPC Boulder Ainda de acordo com a plataforma, mais explosões podem estar a caminho à medida que a nova mancha solar, ainda não nomeada, se vira para a Terra.

Na imagem abaixo, captada pelo Observatório de Dinâmicas Solares (SDO), da NASA, é possível ver o momento exato em que se deu a explosão.
Créditos: SDO/NASA

Leia mais:




Erupção solar moderada 

Conforme a classificação estabelecida internacionalmente, as erupções solares M são o segundo tipo mais forte, dentro de uma escala distribuída entre as categorias A, B, C, M e X (da mais fraca à mais poderosa delas).

Dependendo da intensidade com que atingem o campo magnético da Terra, os fluxos de plasma liberados por essas erupções podem causar problemas de flutuações da rede elétrica, interrupções nas operações por satélite e mudanças no comportamento dos animais migratórios, por exemplo. 

No entanto, um efeito belíssimo também é provocado por esse tipo de fenômeno: a formação de auroras. 

Recentemente, foi detectada a explosão solar mais forte dos últimos seis anos. A ferocidade do evento tornou as auroras visíveis até em latitudes mais baixas, como o sul dos estados norte-americanos do Novo México e de Colorado, além dos locais já acostumados ao espetáculo, como o Alasca, Canadá e norte da Europa.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem