Cidade goiana é um verdadeiro paraíso abençoado pelas riquezas naturais e minerais

Maior cidade goiana em extensão, possui inúmeros minérios, pontos turísticos fascinantes, história secular e um apaixonante lago azul
Niquelândia é um grande tesouro de Goiás. Crédito: Goiás Turismóloga 

Niquelândia é um grande tesouro de Goiás. Crédito: Goiás Turismo Niquelândia é um município goiano encantador, que ostenta o título de maior cidade em território de Goiás. A área é de 9.843,247 km 2. Localizada a 300 km da capital Goiânia, abriga uma população de aproximadamente 46 mil habitantes, segundo o IBGE em 2022. A cidade é um verdadeiro tesouro para a indústria de mineração, abrigando uma das maiores reservas de níquel do planeta. 

Ela tem mais de 120 minérios explorados, incluindo o valioso níquel e uma variedade de outros metais preciosos, como ouro, cobre e cobalto. Além disso, a região é rica em minerais como mica, ferro, manganês, cristal, amianto, diamante, quartzo, calcário, mármore e até mesmo urânio e outros minerais radioativos. É impressionante a diversidade e a abundância de recursos minerais que essa cidade tem a oferecer. 

As gigantes Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Anglo American, do Grupo Anglo American, são as responsáveis por explorar as minas da região. A economia local é totalmente voltada para a mineração, o que faz de Niquelândia o maior produtor de níquel de Goiás e um dos maiores do mundo. 

A região é também um verdadeiro celeiro de produção animal, com destaque para a criação de gado leiteiro e de corte, suínos, peixes, aves e abelhas. Além disso, o turismo é uma atividade em ascensão, especialmente em torno do deslumbrante Lago Serra da Mesa, bem como em locais históricos e durante o animado carnaval, que atrai visitantes de todas as partes. É uma região rica em diversidade e oportunidades, tanto para os produtores quanto para os turistas. 

Niquelândia é ainda um verdadeiro tesouro de crenças e tradições, onde a tranquilidade e a aventura se encontram em perfeita harmonia. Com lendas fascinantes, casarões históricos, cachoeiras deslumbrantes e grutas misteriosas, a cidade é um convite para explorar suas maravilhas. E não podemos esquecer do poço com águas termais, uma parada obrigatória para quem busca relaxamento e bem-estar. Em resumo, Niquelândia é um lugar abençoado que oferece experiências únicas e inesquecíveis.
Entre os atrativos turísticos históricos que devem ser visitados na cidade estão o Centro de Cultura Senador José Ermínio de Moraes, uma asa Centenária com Arquitetura Barroca Colonial. Aberta para visitação guiada com acervo histórico, escravocrata e personalidades; o Santuário Nossa Senhora D’Abadia do Muquem, o Santuário São José / Altar de Ouro do Nosso Senhor dos Passos; a Igreja Santa Efigênia; as Ruínas de Traíras; o Antigo Cartório, Rua da Direita e o Cristo Redentor.
Legenda: Cachoeira Serra Negra é um atrativo encantador. Crédito: Prefeitura Municipal

A cidade é banhada pelo Lago Serra da Mesa, que é o maior lago do Brasil em volume d’água e esta localizado no noroeste de Goiás. São 1.784 km2 de águas cristalinas que somados ao Lago Cana Brava que banha Minaçu formam um cenário perfeito para o ecoturismo, turismo tecnológico, turismo cultural e a pesca esportiva do tucunaré, campeão de preferência dos pescadores esportivos do mundo.

Entre os pontos turísticos de destaque na cidade estão: Cachoeira da Serra Negra, Cachoeira do Pai Chico; Grutas e Cavernas – Lapa e Pingueira; Lagoa Encantada; Cachoeira do Pai Chico; Cachoeira do Jequitibá; Rio Quente que tem temperaturas de até 40° C, Cachoeira do Limiro; Poço Encantado,Cachoeira Cana Brava, Cachoeira do Amado, Cachoeira do Santuário e Cachoeira Acabavidinha.
O Lago azul de Niquelandia é apaixonante. Foto: Prefeitura Municipal

O Lago Azul se destaca pela sua beleza ímapar.

Por ser de grande profundidade, que tem aproximadamente 300 metros, o lago é próprio para mergulhos, desde que seja com o uso de equipamentos como botes, coletes salva-vidas além de apoio náutico. No seu interior existem cavernas subterraneas. Karol Mayer bateu um dos recordes de apinéia neste lago.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem