Índice de pobreza de Goiás cai 27,8%

Goiás é o segundo estado que mais reduziu o índice de pobreza em todo o país, em 2022, quando comparado ao ano anterior. A informação foi divulgada na última quarta-feira (06/12), pela Síntese de Indicadores Sociais, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O estudo leva em conta as condições de vida da população a partir de indicadores sociais, como demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda e domicílios.


De acordo com dados recentes do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Goiás reduziu 27,8% nos índices de pobreza, ficando atrás somente de Mato Grosso do Sul (28,5%). A taxa de redução da pobreza no Brasil no mesmo período foi de 13,8%.


“Esse resultado ganha ainda mais relevância quando se observa o baixo percentual de pobres no estado em comparação com o resto do país. É muito mais difícil reduzir a pobreza quando ela atinge patamares mais baixos”, comenta Erik Figueiredo, diretor executivo do IMB


Para a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o resultado confirma o sucesso das políticas sociais adotadas pelo governador Ronaldo Caiado, desde o início da gestão. 


“É mais uma prova da efetividade do nosso Goiás Social, programa que mudou a história socioassistencial em Goiás, promovendo transformações reais na vida de milhares de famílias ao longo dos últimos cinco anos”, comenta. 


A Síntese de Indicadores Sociais, ainda em relação ao ano de 2022, mostra também Goiás com o quarto menor porcentual de extrema pobreza do país – o melhor resultado do estado desde o ano de 2015 -, apresentando uma taxa de 2,7%, enquanto a média brasileira fica em 5,9% (gráfico 2); e com o oitavo menor porcentual de pobreza.


O desempenho goiano no levantamento é melhor do que a média brasileira em todos os indicadores para todo o período analisado.


Goiás também é destaque no Índice Gini, instrumento que aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Segundo o levantamento, Goiás é o quarto ente federativo menos desigual do país.


“Colocando em perspectiva, a desigualdade de renda auferida pelo índice de Gini em Goiás foi de 0,456 em 2022. Em 2018, esse índice era de 0,477. Um recuo significativo de 2,1 pontos percentuais em 4 anos, o que significa menos desigualdade entre os goianos”, finaliza Erik Figueiredo. 


GOIÁS SOCIAL 



O Goiás Social, programa do Governo de Goiás de combate à pobreza, integra mais de 30 projetos, benefícios e ações que combatem a desigualdade e trabalham em prol da proteção e emancipação social por meio de assistência emergencial, protetiva e emancipatória. 
Apenas no ano de 2023, o investimento em ações sociais do Governo de Goiás ultrapassa a quantia de R$ 2,3 bilhões. O total de investimento desde o início do mandato do governador Ronaldo Caiado, em 2019, chega à casa dos R$ 6,8 bilhões. 


O número de beneficiários únicos em programas do Goiás Social, como Mães de Goiás, Aprendiz do Futuro e Programa Universitário do Bem, é de cerca de 1 milhão, desde o início de 2019. O número total de atendimentos, por sua vez, chega à marca de 40 milhões.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem