Limpeza de Piscina, importância e tratamento correto.

Tratamento de piscinas, profissionais da área e na região de Alvorada do Norte e cidades circunvizinhas a sua disposição.

A importância do tratamento da piscina A manutenção da água como tratamento de piscina deve ser uma das maiores preocupações dos proprietários de piscinas, que muitas vezes esquecem ou negligenciam sua importância.

É preciso lembrá-los que a água é um poderoso meio de transmissão de doenças. Seja através do contato com a pele, da ingestão ou ainda através de insetos que se desenvolvem na água (como é o caso da proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue). E a piscina não é diferente! Daí a importância do seu tratamento adequado. A manutenção correta de sua piscina é o único meio de garantir a segurança e saúde dos usuários e banhistas. Dessa forma não coloca em risco sua família e seus amigos.



Principais doenças

Muitas pessoas acreditam que uma piscina com água cristalina é sinônimo de piscina tratada. Porém estão enganadas! Existem centenas de ‘vilões’ invisíveis aos seus olhos que podem comprometer a sua saúde. Veja abaixo algumas das doenças que podem ser transmitidas através da sua piscina: 

Doenças transmitidas pelo contato com a água – esquistossomose, sarna, otite, infecções da pele, micoses, verminoses, etc. Doenças transmitidas pela ingestão da água – leptospirose, disenteria, hepatite, giardíase, cólera, febre tifóide, etc. Doenças transmitidas por insetos que se desenvolvem na água – dengue febre amarela, malária, entre outros. Tratar, portanto, a água de sua piscina é questão de saúde pública e exige um cuidado especial, muito além da simples retirada de folhas e resíduos sólidos. Exige desde o controle do equilíbrio químico da mesma (alcalinidade e pH), até a limpeza física e a dosagem correta de produtos.

Ainda que seja uma tarefa trabalhosa, a manutenção da piscina é fundamental para garantir uma água limpa e um ambiente higienizado. Assim, você pode chamar a família e os amigos para aproveitarem o dia e ficar tranquilo ao saber que não há chances de bactérias, algas ou fungos para atrapalhar a diversão. 

Porém, muita gente acaba deixando tudo isso de lado e se preocupando somente em cima da hora. Cuidado! Essa desatenção pode gerar muitos transtornos, inclusive para a conservação da estrutura da piscina. 


A manutenção da piscina envolve tratamento2 físico? 


A resposta para esta pergunta é sim. Isso significa que você precisa ter atenção com vários fatores, a começar pelo mais simples: varrer e aspirar a área externa de sua piscina. É muito importante tirar poeira e resíduos do local, para evitar que o vento os carregue para a água. 

Em seguida, é preciso ficar atento à limpeza da borda da piscina. Qualquer impureza adere facilmente ao material da borda, seja ele qual for, e assim se cria aquele aspecto lodoso nas paredes. Providencie uma bucha macia e um limpa-bordas para este serviço. 

Não se esqueça de manter a rotina de peneiração, a aspiração e a filtração da água. Os três processos são responsáveis por conferir o aspecto cristalino e limpo à água e asseguram a saúde dos frequentadores. 

Este é o processo inicial de manutenção da piscina, mas há muita coisa ainda a se considerar.

E como é realizado o tratamento químico? Chegamos ao ponto mais importante da manutenção da piscina: o tratamento químico. Não se esqueça de, antes de começar a lidar com os equipamentos e produtos, se proteger com óculos, máscaras e luvas. 

Normalmente, o tratamento químico da piscina se dá pelo controle de três itens importantes que, juntos, asseguram água de qualidade para o banho. 

Controle de pH

O pH da água deve ser aferido pelo menos semanalmente, e seu nível deve sempre estar em aproximadamente 7.2. Ele é responsável por assegurar a durabilidade da limpeza da água e dos equipamentos da piscina. 

Se estiver desnivelado, os banhistas podem sofrer com irritações nos olhos e na pele e os detalhes metálicos da piscina serão danificados.
 

Controle de cloro

Sabemos que o cloro em excesso faz muito mal para a saúde humano. Portanto, seu controle é parte fundamental da manutenção da piscina. Ele deve ser regulado perfeitamente, pois seu excesso é responsável pela formação de algas e bactérias que deixam a água verde.

Sua falta, porém, faz com que a água não fique tratada corretamente. Sendo assim, tenha atenção para aplicar sempre a medida correta e assim que possível opte pela ozonização da piscina. 

Controle de alcalinidadePor fim, é importante falar da alcalinidade da piscina. Ela deve ser feita, se possível, semanalmente, e no mínimo mensalmente. É este fator que determina a estabilidade do pH.Ou seja, se ele não estiver adequado, significa que o poder de desinfecção do cloro está baixo e o tratamento da água foi ineficaz. 

A atenção para a alcalinidade é fundamental, pois é ela quem dá um parâmetro preciso sobre todos os outros itens e alerta para possíveis providências urgentes. 

Todos os produtos e equipamentos você encontra na MedLimp Distribuidora. Entre em contato agora por nossos canais de atendimentos. Tire todas suas duvidas:

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem