Moradores mostram destruição de casas e estradas após temporal na região da Chapada dos Veadeiros

Além de 1 mil famílias ilhadas, algumas ficaram desabrigadas por terem casas alagadas. Também por causa das chuvas e estragos, motoristas precisam fazer desvios de até 300 km.


Por Vanessa Martins, g1 Goiás
Casas alagadas em Cavalcante — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
As chuvas fortes e constantes no norte e nordeste de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, deixaram algumas famílias desabrigadas, além daquelas que ficaram ilhadas na zona rural.

Vídeos mostram áreas, casas e estradas alagadas (assista acima). O temporal levou ao desabamento de um trecho da GO-118, que precisou ser completamente interditada, e comprometeu outras vias, levando motoristas a fazerem desvios de cerca de 300 km, passando por Tocantins, para irem de uma cidade goiana a outra. 

O artesão Thiago Augusto, que vive em Cavalcante, no nordeste goiano, perdeu a casa. Ele contou que estava lá dentro quando as estruturas começaram a ceder, mas conseguiu sair a tempo com a família, saindo ilesos do desabamento. “Estava em casa, deitando já para o descanso e começou a ceder. A gente saiu de casa, fomos para o carro. Só no outro dia a gente conseguiu começar a montar a estrutura de um abrigo”, contou.

Já a dona de casa Maria José da Silva também mora na cidade e contou que não consegue entrar em casa devido à altura do nível da água. “Quase não deu tempo de tirar as coisas, o pouco que a gente tem. Colocamos tudo em cima das mesas. Geladeira, sofá, para dar para ficar”, disse. Chefe de gabinete da Prefeitura de Cavalcante, Sérgio Marcos Moreira dos Santos disse que, até a manhã desta terça-feira (28), a administração não tinha uma estimativa de quantas pessoas ficaram desabrigadas por causa da chuva devido à dificuldade de comunicação e locomoção na região. 

Em Niquelândia, imagens feitas pelos bombeiros mostram que a chuva também causou estragos na cidade. O nível da água aparece nas janelas das casas. 

Desvios 

As chuvas intensas inviabilizaram a passagem de veículos por algumas rodovias da região. 

A viagem de Santa Tereza de Goiás até Formoso pela GO-241 tem quase 20 km. No entanto, com a rodovia interditada por causa da chuva, os motoristas precisam fazer um desvio de cerca de 300 km – passando por Tocantins (veja mapa abaixo). 

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), informou que, inicialmente, esse desvio seria menor, passando pela GO-244. No entanto, a via ficou comprometida por causa da chuva de segunda-feira (27) e tem que ser evitada. Outro desvio necessário por causa dos estragos da chuva é de Alto Paraíso de Goiás a Teresina de Goiás. 

A viagem entre as duas cidades era feita pela GO-118, que foi interditada por causa de uma erosão que derrubou metade da pista. Como alternativa, o motorista precisa passar por uma estrada de terra. 

Para fazer a viagem, o condutor deve sair de Alto Paraíso pela GO-239, passar por Colinas do Sul, pegar a GO-132 e acessar a estrada vicinal até Cavalcante e Teresina. 

Assistência

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), esteve na região na tarde de segunda-feira e se comprometeu a enviar equipes do Corpo de Bombeiros para ajudar as pessoas que estão ilhadas ou desabrigadas na região. “Ja pedi a toda a minha estrutura de bombeiros para deslocar para cá e reforçar apoio aos nossos prefeitos. 

Também a Secretaria de Desenvolvimento Social e OVG para abrigar essas pessoas”, disse. 

O g1 questionou o Corpo de Bombeiros, na manhã desta terça-feira, sobre detalhes da assistência que deve ser prestada e aguarda retorno.

Fonte: Diário do Planalto

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem