Novo vírus da 'gripe do tomate' causa surto e infecta crianças na Índia; saiba o que é

Casos da doença foram identificados em mais de 80 crianças entre maio e julho deste ano.

Por Redação
Um novo vírus apelidado temporariamente de "gripe do tomate" vem causando um surto em crianças de regiões do sul da Índia, de acordo com um artigo da revista científica The Lancet publicado na última semana.

Pelo menos 82 crianças abaixo de 5 anos de idade tiveram registros confirmados entre maio e julho deste ano. Os casos se concentram nos estados de Kerala, Tamil Nadu e Odisha.

A doença foi apelidada de "gripe do tomate" porque provoca erupções e bolhas vermelhas dolorosas em todo o corpo, podendo atingir o tamanho de um tomate. As manchas podem parecer com casos de varíola.

Conforme o artigo científico, a infecção também pode atingir adultos imunossuprimidos, ou seja, que possuem deficiências no sistema de defesa.
          
Porém, a doença ainda é considerada rara,                          endêmica (atingindo somente os estados já                          mencionados) e não oferece risco de                          morte.

Ainda assim, as autoridades de saúde de                Kerala vêm tomando medidas de precaução          para monitorar a disseminação da infecção e        impedir seu alastramento para as demais              regiões da Índia. Ainda assim, as autoridades        de saúde de Kerala vêm tomando medidas de
precaução para monitorar a disseminação da
infecção e impedir seu alastramento para as      demais regiões da Índia. 



QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA GRIPE DO TOMATE ? 

Os pacientes podem sentir febre, fadiga e dores no corpo, além de apresentarem as manchas vermelhas. Uma das hipóteses dos pesquisadores é de que a gripe do tomate possa ser um efeito tardio da chikungunya ou da dengue em crianças. 

Outra é que o vírus seja uma variante da doença ‘mão-pé-boca’, infecção que comumente atinge crianças com idades entre 1 e 5 anos e adultos imunocomprometidos. 

QUAL É O TRATAMENTO DA GRIPE DO TOMATE ? 

O tratamento da doença se parece com o adotado para outras infecções virais, incluindo medidas como isolamento, repouso, ingestão de líquidos, limpeza da pele para amenizar a irritação, e o uso de paracetamol quando houver febre e dor no corpo.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem