Incêndios florestais no Chile deixam 24 mortos e quase mil feridos

Neste domingo havia 260 incêndios ativos no país, 28 deles considerados relevantes. 1.475 pessoas estão em abrigos e 26 internados em estado grave.

TOPO:
Por Reuters
Fogo e fumaça de um incêndio florestal em Santa Juana, perto de Concepción, no Chile — Foto: Ailen Diaz/Reuters

Incêndios florestais no sul do Chile mataram pelo menos 24 pessoas, feriram mais de 970 e destruíram cerca de 270 mil hectares, informaram autoridades neste domingo, em um momento em que ajuda internacional começava a chegar ao país. 

No fim de semana, o governo do presidente chileno, Gabriel Boric, estendeu o "Estado de Catástrofe" para La Araucanía, juntando-se a Ñuble e Biobío, as três regiões mais afetadas pelo incêndio, caracterizadas pela intensa atividade agrícola e florestal. 

A medida permite, entre outras coisas, entregar ajuda aos afetados de forma mais ágil e mobilizar recursos. 

A região do Biobío é a que mais acumula vítimas. Concentra dois terços do total. Até sexta-feira, as autoridades haviam relatado 13 mortes, mas no fim de semana as mortes dispararam. 

Até o meio-dia deste domingo (horário local no Chile) , 260 incêndios estavam ativos no país. Destes, 28 foram considerados "relevantes", garantiu o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve. 

A autoridade acrescentou em coletiva de imprensa que 1.475 pessoas estão em abrigos e 26 internados estão em estado grave.

O Chile solicitou apoio internacional para agilizar a chegada de aeronaves e brigadas. No domingo, uma equipe de emergência da Espanha estava a caminho do país.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, garantiu que seu governo enviará um avião com material e especialistas para apagar os incêndios florestais.

A chancelaria chilena disse que continua coordenando com autoridades da Argentina, Brasil, Equador, Estados Unidos e México o envio de ajuda. 

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem