Justiça determina reintegração de posse no quilombo Kalunga em Cavalcante-GO

O quilombo Kalunga é considerado um dos maiores do Brasil

A Justiça Federal determinou a reintegração de posse do quilombo Kalunga em favor dos membros da comunidade, na Chapada dos Veadeiros.
A decisão do juiz Thadeu José Piragibe Afonso ordena a remoção de qualquer pessoa do local que não tenha a Certidão de Registro de Imóvel e que não faça parte da comunidade Kalunga, ou seja, que não esteja registrada ou reconhecida pela associação quilombola.

O quilombo Kalunga é considerado um dos maiores do Brasil. 

É conhecido pelas atrações turísticas, como cachoeiras e outras áreas do Cerrado.

A comunidade existe há 250 anos na região. Reconhecida como sítio histórico e patrimônio histórico, a área tem 262 mil hectares. São 39 comunidades, com aproximadamente 8,4 mil pessoas. 

A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Federal e acatada na segunda-feira (15/5). O magistrado estabeleceu prazo de 10 dias para que as pessoas que estejam no território quilombola de forma irregular deixem o local voluntariamente.

Conforme a decisão, caso não saiam, a reintegração de posse deverá ser realizada com a participação da União, do estado de Goiás, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da Fundação Cultural Palmares. 

“Por meio de ações coordenadas e planejadas, no prazo de até 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Desde já, autorizo o uso da força policial, devendo ser notificadas a Polícia Federal e a Polícia Militar do estado de Goiás”, afirmou o juiz. 

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás informou que cumprirá a decisão.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem