Amora: conheça os benefícios de consumir a fruta

Especialistas explicam tudo o que você precisa saber sobre o consumo de amora, desde suas vantagens até os benefícios para a saúde.

Por: Mayra Cardozo 


Comer frutas é extremamente benéfico para a saúde do organismo. E a amora, com seu alto poder antioxidante que combate doenças infecciosas e seu baixo valor calórico, é uma das opções mais vantajosas. 
A amora é uma fruta extremamente saudável para o organismo - Shutterstock Foto: Alto Astral


Alto Astral No Brasil, é possível aproveitar três variedades dessa fruta vermelha: amora-vermelha, amora-preta e amora-branca. Além dos benefícios citados, todas elas são ricas em vitaminas e minerais como magnésio, vitamina C potássio e fósforo. 



E não é só isso! "Ela ainda atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenoides", revela Danielle Bayma, nutricionista membro da Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). 



Aliás, os benefícios da amora não estão apenas no fruto em si, já que estudos apontam que o chá da folha da amora também é benéfico para amenizar os sintomas da menopausa. 



Melhor maneira de consumir amora Existem muitas formas de comer amora, como em sucos ou receitas, por exemplo. No entanto, sempre que possível o melhor é ingerir a fruta in natura. "Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra, enquanto sucos de frutas não são", aponta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).


Além disso, o suco sempre tem muito mais açúcar e traz menos saciedade do que uma porção da fruta em si. E isso vale mesmo para o suco de amora 100% puro! "Priorize frutas inteiras em vez de suco. E aproveite o alimento: coma com atenção para apreciar plenamente o cheiro, a textura e o sabor", orienta a médica.



Quem não deve comer amora? Para a nossa sorte, não existem muitas contraindicações para essa fruta tão amada e saudável. Na verdade, as únicas pessoas que não devem consumir amora são as grávidas, principalmente as que se encontram no terceiro trimestre. Isso porque, assim como qualquer outro alimento rico em compostos fenólicos, há o risco de prejudicar a formação dos vasos sanguíneos do coração do bebê.



Fonte: Saúde em Dia

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem