Saiba quais os sinais e sintomas da meningite, doença silenciosa, mas que pode ser grave

Sobre os tipos da meningite, especialista diz que a viral é a mais comum e, geralmente, iniciada por vírus intestinais; confira as outras.

Por Carlos Nathan Sampaio
A meningite pode ter várias causas, mas a infecção acaba sempre afetando o cérebro e a medula espinhal, levando a sérios problemas na saúde e até a morte. (Foto: reprodução)

 

São inúmeras as informações relacionadas à saúde, mas, por vezes, doenças graves como a meningite ficam no esquecimento. É crucial, contudo, manter em mente que surtos dessa terrível inflamação, como os ocorridos no início dos anos 70 e, mais recentemente, em 2022, foram resultado da falta de informação aliada à disseminação de desinformação, uma triste realidade que assola nossa sociedade em diversas formas nos dias atuais.

Nesse contexto, o médico nutrólogo e intensivista, Dr. José Israel Sanchez Robles, ressalta que a meningite é uma infecção que impacta as membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas como meninges. “Trata-se de uma condição de extrema seriedade que desencadeia inflamação e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, tais como vírus, bactérias e outros patógenos. Portanto, é imperativo compartilhar conhecimento sobre sintomas da meningite, visando contribuir para a prevenção e identificação dos sintomas, especialmente entre os grupos vulneráveis”, destaca o experiente especialista.


O médico lembra também que uma das medidas mais eficazes na prevenção da meningite, e que não pode ser esquecida, é a vacinação.  “Existem diversas vacinas disponíveis, abrangendo a proteção contra a meningite bacteriana, como aquela causada pelas bactérias dos tipos B ou C. É essencial assegurar que os idosos recebam suas vacinas em dia”, adverte o doutor.

Para além da vacinação, o especialista indica como indispensável a boa higiene, como lavar as mãos regularmente com água e sabão, para evitar a propagação de germes que podem causar meningite e, consequentemente, outras doenças. “Pacientes idosos devem evitar o contato próximo com indivíduos que apresentem infecções respiratórias, já que algumas delas podem desencadear a meningite”, adverte o médico.

Sobre os tipos, além dos sintomas da meningite, o médico diz que a viral é a mais comum e, geralmente, iniciada por vírus intestinais. Por outro lado, a meningite bacteriana, embora menos frequente, possui maior gravidade, sendo principalmente causada pelas bactérias pneumococo e meningococo. Por fim, a meningite fúngica, como o nome sugere, é uma ocorrência menos comum, sendo provocada por fungos.

Em situações em que haja suspeita da doença, o médico alerta que os sintomas da meningite podem variar conforme o tipo de infecção. Eis os sintomas mais comuns associados à inflamação:

  • Febre elevada
  • Náusea e vômito
  • Rigidez no pescoço
  • Intensa dor de cabeça
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Confusão mental ou irritabilidade
  • Manchas vermelhas na pele (petéquias)

Por último, o Dr. José Israel destaca a importância de que cuidadores de idosos e crianças estejam vigilantes em relação aos sintomas e busquem imediatamente assistência médica caso alguma destas pessoas manifeste algum desses sinais. A meningite pode evoluir rapidamente, sobretudo em pacientes jovens ou idosos, exigindo tratamento imediato. Portanto, a prontidão é essencial.

Leia mais sobre: Saúde




BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem