Chuva em Minas: fenômeno é o mesmo que destruiu BH em 2020 e alagou Bahia

Chuvas fortes e ininterruptas são potencializada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ocorre entre a primavera e o verão com diferentes intensidades.


Por GABRIEL RODRIGUES 11/01/22 - 12h17
 Foto: Mariela Guimarães / O Tempo Siga O TEMPO no Google News

Chuva em Minas: fenômeno é o mesmo que ocorreu na Bahia e destruiu BH em 2020 Tendência é se desconfiguração da ZCAS nos próximos dias. 

O fenômeno que provocou as chuvas intensas em Minas Gerais nesse final de semana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é o mesmo que também impulsionou as chuvas que levaram a destruição em Belo Horizonte em janeiro de 2020 e aos alagamentos no Sul da Bahia no final de 2021. 

A tendência, para os próximos dias, é que ele se desconfigure e as chuvas em Minas sejam menos intensas. 

“A ZCAS ocorre quando se estabeleceu um fluxo de umidade da região amazônica, prolongado-se até o Oceano Atlântico. anos, ela tem recorrência maior, em outros, menor”, explica a meteorologista do Inmet Anete Fernandes. Neste ano, por exemplo, ocorre o fenômeno La Niña, a diminuição da temperatura da superfície de parte do Oceano Pacífico que interfere nos padrões de temperatura e de chuvas do Brasil.

Neste cenário, a frequência de ZCAS e, consequentemente, de chuvas mais volumosas no verão, tende a aumentar. 

Até esta quarta-feira (11), ela deve se desconfigurar e o Estado ainda pode passar por chuvas intensas, mas devido às instabilidades comuns do verão, sem previsão de um final de semana com volumes tão expressivos novamente.

“A ZCAS pode ocorrer em fevereiro e março, mas é menos frequente”, continua a meteorologista.

A intensidade das chuvas combinadas à ZCAS, neste ano, deve-se à maior circulação de ventos e bloqueio atmosférico, levando a umidade da zona à região Central de Minas. 

Já as chuvas que desabaram em BH no final de janeiro de 2020 foram uma combinação entre a ZCAS e a formação de um ciclone subtropical no litoral do Sudeste. 

As chuvas catastróficas na Bahia também foram impulsionadas pela ZCAS, porém Fernandes explica que a zona não “desceu” do Estado nordestino para Minas. “É o mesmo fenômeno, porque temos várias ZCAS entre primavera e verão”, conclui.

Fonte: O TEMPPO.

https://www.facebook.com/123915661024322/posts/4954435294638977/

Blog Francisco Figueiredo

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem