Ainda não é possível saber o tamanho do meteoro.
Por Chiara Ribeiro
| Foto: Bramon Bramon |
A passagem de um meteoro em cidades do Triângulo Mineiro na noite dessa sexta-feira (14) surpreendeu a população de Minas Gerais.
O fenômeno pôde ser observado em Uberaba, Uberlândia e na região de Perdizes.
De acordo com o servidor público Marcelo Domingues, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), pode ter “virado dia” em alguns locais, já que o meteoro passou em baixa altitude e bem lentamente. “Em alguns lugares pode realmente ter virado dia durante alguns segundo, por conta da luminosidade.
Meteoros tem muita energia”, explica.
Ainda segundo Marcelo, ainda não foi possível dimensionar o tamanho do meteoro, já que imagens ainda estão sendo analisadas.
Mas, o fato de ter passado com uma velocidade baixa pelas cidades indica que o corpo tinha uma massa grande.
Outro ponto que ainda não foi elucidado é se o meteoro realmente caiu e se há partes intactas.
Alguns membros do Bramon estão na região procurando vestígios, que ainda não foram encontrados. “O que sabemos até agora é que ele começou com 72 km e parou abaixo dos 40 km.
Ainda estamos analisando as imagens para saber a altitude, onde entrou e saiu o meteorito. Só depois dessas imagens é possível saber a direção e se caiu ou não.”
Alguns moradores relataram ainda ter sentido tremores de terra causado pela suposta queda do meteoro, o que Marcelo confirma ser possível. “Quando explodem eles emitem muita energia por conta da onda de choque, então é possível ter tremores de janelas, portas e de imóveis.”
Fonte:
https://www.facebook.com/252618518084219/posts/5212295922116429/
Tags
NOTÍCIAS