Talibã pede “resolução pacífica” para conflito na Ucrânia

O grupo que governa o Afeganistão, desde a retirada das tropas norte-americanas, afirmou que está monitorando a situação de perto Marcos Aurélio Silva
Lideres do Talibã | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O regime Talibã surpreendeu o mundo todo. Mesmo com histórico de violação de direitos humanos – o grupo tomou de forma violenta o comando do Afeganistão em 2021 – eles pedem uma saída pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. 
A declaração foi postada no Twitter pelo porta-voz do grupo terrorista ainda na manhã desta, 25. 

Eles pediram que Ucrânia e Rússia salvaguardem a vida de estudantes e imigrantes afegãos na Ucrânia. “O Emirado Islâmico do Afeganistão pede a contenção das duas partes. 

Todos os lados precisam desistir de defender posicionamentos que podem intensificar a violência”, disse o comunicado publicado pelo porta-voz do Ministério de Relações Exteriores Abdul Qahar Balkhi. 

Após o colapso do governo do Afeganistão, apoiado pelo ocidente, em Agosto, os militares ucranianos evacuaram quase 100 afegãos para Kiev, capital ucraniana que está sob ataque russo.

Talibã 

O grupo fundamentalista Talibã reassumiu o governo do Afeganistão após as tropas norte-americanas se retirarem do país em agosto do ano passado. 

A capital Cabul foi tomada após 20 anos da expulsão do grupo do poder e o então presidente Ashraf Ghani deixou o país imediatamente. O governo de Joe Biden foi fortemente criticado pela comunidade internacional pela forma como a retirada de tropas aconteceu. 

Na ocasião, parte da população começou a fugir do país e cenas de afegãos se agarrando a aviões viralizaram em todo o mundo. 

A nota sobre a invasão da Ucrânia chama atenção justamente porque o modus operandi do Talibã sempre foi a violência, inclusive contra os próprios afegãos. 

A Rússia permitiu a invasão da Ucrânia na madrugada de quinta-feira, 24, Só no primeiro dia de conflito, segundo o governo ucraniano, foram 137 mortos e 366 feridos, entre civis e militares.

Fonte: Jornal Opção

https://www.facebook.com/1461094877460592/posts/3222657621304300/

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem