Confira 10 delícias que prometem combater a frente fria e manter o goianiense feliz e aquecido

Nem só de pamonha sobrevive um goiano no frio. Veja a lista de 10 comidas para se aquecer na frente fria que chega ao estado na próxima semana por: 

REDAÇÃO / DIÁRIO DE GOIÁS.
De acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), na próxima semana Goiás receberá uma frente fria que promete registrar temperaturas de até 5° C na capital e, em alguns municípios do Sul do Estado, os termômetros podem chegar a 0°C. 

Para aproveitar o tempinho gostoso e se aquecer na frente fria, o Diário de Goiás preparou uma lista com 10 comidas adoradas pelos goianos para te ajudar a sobreviver às baixas temperaturas comendo bem e aproveitando o friozinho. 

1- Pamonha
  
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE A queridinha dos goianos é a primeira a ser lembrada quando a palavra frio surge. Não tem tempo ruim para esse prato típico, mas uma pamonha quentinha cai bem melhor no tempo frio. Seja ela de doce, de sal ou com diferentes recheios, a pamonha jamais poderia ficar de fora. 

2- Chica doida

Uma variação da pamonha com recheios diversos, como linguiça, queijo, presunto, bacon, pimenta e outros tantos ingredientes, servida bem cremosa e quentinha em uma tigela saída direto do forno para a mesa. Pedida perfeita no frio.  

3- Canjica 

A comida típica das festas juninas vai muito bem o ano todo, inclusive em temperaturas mais baixas. A iguaria que leva ingredientes como leite, amendoim, coco e até paçoca é conhecida pelo seu cheiro super aromático, por conta das especiarias como a canela e o cravo, que ajudam a esquentar, sendo um elemento antigo na mesa dos goianos. 

4-Caldo

É só bater um ventinho que os goianos logo lembram do bom e velho caldo para esquentar o corpo e alma. Independente do tipo preferido, seja caldo de frango, caldo de feijão ou vaca atolada, um bom caldo servido acompanhado de um torresminho, uma torradinha e cheiro verde é a refeição completa no frio. Não tem como resistir. 

5- Mané pelado 

O bolo de mandioca típico da culinária goianiense, quentinho, recém saído do forno acompanhado de um café coado na hora aquece o coração de qualquer um. Para o café da manhã ou da tarde, o mané pelado é uma opção certeira contra a baixa temperatura. 

6- Curau 

O creme feito à base de milho e salpicado de canela é uma ótima opção para comer tanto quente quanto gelado, mas no frio, nada melhor para aquecer do que um curau cremoso saído direto da panela. O aroma da canela com o sabor do creme de milho é típico de Goiás e acompanha o gosto dos goianos por gerações.

7- Angu de milho com frango e quiabo

A verdadeira comida de vó dos goianos, que faz a alegria da família toda em um almoço especial de domingo. O angu servido quentinho acompanhado de frango caipira e quiabo são o combo perfeito para esquentar a família toda e reviver boas memórias. 

8- Feijoada 

O prato típico brasileiro mais conhecido agrada pessoas de todas as regiões, e em Goiás não seria diferente. O almoço perfeito de sábado possui todos os itens indispensáveis para fazer um brasileiro feliz, e se tiver boa companhia, uma farofinha, couve, arroz soltinho e uma caipirinha para acompanhar, melhor ainda.

9- Quentão 

Como o próprio nome diz, a bebida feita à base de vinho serve mesmo para esquentar e não é só nas festas juninas, não. No friozinho o quentão ajuda a aquecer e dar aquela animada para enfrentar o frio. 


10- Chocolate quente

O preferido da criançada tem um toque de aconchego que é especial no frio. O chocolate quente é a pedida perfeita para um fim de noite debaixo das cobertas assistindo um bom filme, pra fechar com chave de ouro o dia de comilanças e o super apetite que só uma frente fria proporciona.

Fonte: DIÁRIO DE GOIÁS.

https://www.facebook.com/265683816858248/posts/5115006038592644/

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem