A espetacular cidade do Tocantins que é a nova paixão de goianos e brasilienses que adoram ecoturismo

Cidade tem diversos atrativos fantásticos. Entre eles está o menor Rio da América Latina

Aurora do Tocantins é um município brasileiro do estado do Tocantins. A cidade, que é um verdadeiro paraíso natural, fica a 469,8 km de Brasília e a 672,1 km de Goiânia.

O município de Aurora do Tocantins recebeu este nome porque a localidade é circundada por cordilheiras, causando o aparecimento do sol mais tarde. 

A cidade nasceu como um povoado, depois foi elevada à categoria de distrito do município de Taguatinga. Em 29 de outubro de 1963, foi transformada em município e virou Aurora do Norte, porque ficava no então norte de Goiás. Com a criação do Tocantins em 1988, a cidade se transformou em Aurora do Tocantins. 

A cidade tem atraído vários turistas de todo Brasil, principalmente de Goiás e Brasília, graças às suas belezas naturais. Entre elas, destaca-se o Azuis, que é o menor rio da América Latina; o Escorrega do Betinho, Balneário Douradas, Gruta do Sabiá, o banco de areia Lagoa do barro e as veredas. 

Rio Azuis:
Rio Azuis. Crédito: Click na Estrada 

O rio Azuis é um curso de água localizado no município de Aurora do Tocantins, no estado do Tocantins, no Brasil. 

Com uma extensão de apenas 147 metros, o rio Azuis é considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina. Segundo o Guinness Book é o terceiro menor Rio do Mundo. 

O rio está situado às margens da rodovia TO 110, bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga. 

O rio Azuis possui uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo e com águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. 

É devido à transparência de suas águas que o rio passou a receber o nome de rio Azuis. 

O rio possui em suas margens algumas pousadas e restaurantes que servem aos visitantes comida regionalista do Tocantins. 

A partir da rodovia TO 110, há uma pequena rua pavimentada que segue até a nascente do rio.

Escorrega do Betinho.
O escorrega do Betinho, fica na cidade de Aurora do Tocantins. Pode-se chegar ao local tanto pela TO 040 passando por Dianópolis quanto por Arraias. De Aurora ao escorrega são 5 km de asfalto e mais 8 Km de estrada de chão. Carros pequenos chegam com facilidade ao local. 

O espaço conta com vários pontos de banho, desde o escorregador com pedra Lisa até vários poços com água cristalina. O local conta com área de camping. No espaço também é servido almoço e jantar. 

O Instagram do local é: @escorregaaurora O whatsapp obter informações: (63)992969938 

Foto retirada do instagram do local. 

Balneário Douradas.
Clube natural da cidade, com águas claras e calmas, e está a 12 km de estrada de chão do centro de Aurora do Tocantins. 

Foto retirada do instagram do local.

Praia do Pequizeiro.
Uma praia de água doce que já está virando um dos cartões postais das Serras Gerais. A trilha até o poço é de 1.5 km, com nível de dificuldade fácil a moderado. O trajeto passa por algumas aéreas de pasto 

Todos os lugares são extremamente bonitos. Uma grande vantagem de Aurora é que os atrativos são muito próximos um do outro. Desse jeito o turista tem a oportunidade de conhecer mais locais. 

Outros destaques da cidade são o famoso Frango caipira com pirão e a carne de sol com mandioca que agradam até os mais exigentes paladares. 

 Leia também


BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem