5 dicas para proteger a casa de escorpiões durante a época de reprodução

FRANCISCO FIGUEIREDO - REPÓRTER: 


Inseticidas específicos para insetos rasteiros e higiene redobrada em áreas externas são algumas das formas de prevenir peçonhentos em casa. 
Foto: Reprodução 


Agosto e setembro são os meses de reprodução dos escorpiões, levando à proliferação dos animais, principalmente em regiões tropicais e subtropicais, e fazendo com que eles procurem mais as superfícies. É nesse período também que as fêmeas apresentam maior concentração de veneno. Por isso, vale a pena reforçar a proteção contra insetos rasteiros em casa durante essa época para evitar surpresas desagradáveis. 


    1° Atenção redobrada à limpeza. 


Ter cuidado com a higiene das áreas externas e internas fazem toda a diferença para se livrar de insetos, peçonhentos ou não. Caso tenha quintal em casa, remover acúmulos de madeiras, pedras e entulhos é uma forma de evitar locais de acomodação para o escorpião. 


Não acumular lixo ou comidas expostas dentro de casa também é importante, já que evita a presença de baratas, que servem de alimento para escorpiões. 


    2° Tampar ralos e entradas


Manter os ralos de banheiro, áreas de serviço e pias de cozinha ou tanque fechados também pode impedir a entrada do bicho em casa. Tampar vãos das portas também é recomendado para mantê-lo longe da área interna.

    3° Manutenção no esgoto


Caso tenha acesso à caixa de esgoto e de gordura da sua casa, é importante criar o hábito de manutenção. A atenção regular impede que os escorpiões se escondam por lá durante o dia, já que costumam sair para caçar à noite. 


    4° Cuidados com móveis e roupas


 Os escorpiões podem utilizar tecidos para subir na cama ou no sofá. Afastar a cama da parede e ficar atento para que cobertas, lençóis e colchas não encostem no chão pode impedir surpresas à noite. Sempre verificar os sapatos antes de calçá-los também é importante. 

    5° Desinsetização


Aplicar inseticida regularmente ajuda no controle da população de escorpiões na área. Procure um inseticida próprio para pragas rasteiras - ou seja, baratas, aranhas, formigas doceiras e principalmente escorpiões - para poder eliminar rapidamente essas pragas. Lembrando que, para garantir a aplicação correta, é necessário checar as instruções de uso da embalagem.
Foto: Unsplash/Casa.com.br / Casa.com
 

Todos os escorpiões são venenosos, mas cada picada age de maneira diferente no corpo humano, de acordo com a quantidade injetada no momento da picada e com a espécie de escorpião. Por isso, caso tenha contato com o animal, procure um médico imediatamente para avaliar os riscos.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem