Abertura das comportas da Barragem de Machado Mineiro coloca em alerta Itambé e mais três cidades.

PUBLICADO POR:

 Joana Martins

29 DE DEZEMBRO DE 2021 11:21
Cidade de Itambé (foto; reprodução)
O Corpo de Bombeiros da Bahia emitiu, na tarde desta terça-feira (28), um alerta para evacuação de moradores de áreas ribeirinhas nas cidades de Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales. 

A medida foi tomada por causa do aumento do fluxo da água, com a abertura das comportas de uma barragem em Minas Gerais. A barragem Machado Mineiro, alimentada pelo Rio Pardo, fica na região de Águas Vermelhas. Com o chamado “sangramento”, que é quando a água chega ao limite da estrutura e passa a transbordar, esse volume de água corre em direção à Bahia. 

O alerta foi feito pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Adson Marchesini, às prefeituras, para que as gestões retirem os moradores das áreas de risco, e os direcionem para outras localidades ou abrigos provisórios. “O volume de água liberado pela represa em Minas Gerais vai ser triplicado até o final do dia. Gostaríamos de prevenir aos municípios, para fazer ação preventiva com os moradores que vivem na região ribeirinha, para trancarem suas casas e procurarem abrigos, para evitar um mal maior”.
Preocupação com barragens da Bahia

O coronel Marchesini também relatou preocupação com o volume de água em barragens no estado da Bahia. 

Ao menos 10 delas estão em nível crítico, por causa das fortes chuvas que caem no estado desde o mês de novembro. Segundo ele, apesar da situação alarmante, as barragens não correm o risco iminente de rompimento. 

https://www.facebook.com/1493499884063452/posts/2986876418059117/

Marchesini também destacou que as estruturas que já se romperam no estado são construções privadas. Entre os rompimentos de barragens mais recentes estão a de Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e a de Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (26).

Marchesini informou ainda que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão em observação, para evitar acidentes.

Itambé 

Casas desabaram parcialmente com a força da enchente que inundou as ruas da cidade nos últimos dias.

A região já foi muito afetada pelas fortes chuvas. O rio Verruga transbordou e provocou um rastro de destruição por todos os lados. 

Cerca de 60 casas desmoronaram, e outras centenas de habitações estão com sua estrutura totalmente comprometida. Cerca de 600 famílias de Itambé foram afetadas. Elas vão receber da prefeitura de Itambé cestas básicas, vestimentas, cobertores, colchões e outros itens. 

Fonte: AGÊNCIA DO SERTÃO.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem