Lula alcança 70% de chances de vencer Bolsonaro, diz Eurasia

Consultoria aponta ainda que a probabilidade do atual presidente não estar no segundo turno é de apenas 20%.

POR CARTACAPITAL
O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula tem 70% de chances de vencer as eleições de 2022, de acordo com relatório da Eurasia divulgado na sexta-feira 11 pela revista Exame. 

O documento aponta ainda que a probabilidade do presidente Jair Bolsonaro não estar no segundo turno é de apenas 20%. 

“Prever eleições é essencialmente difícil com oito meses de antecedência. Mas todas as principais previsões eleitorais e modelos atuais apontam Lula como favorito para vencer, com 70% de chances, embora sua vitória não possa ser considerada uma conclusão inevitável”, diz a Eurasia. 

“Os indicadores a serem monitorados nos próximos quatro meses são os índices de aprovação do presidente, a inflação e a posição da corrupção no ranking de preocupações dos eleitores”, acrescenta. 

A análise usa modelos matemáticos e de previsão levando em consideração os cenários político e econômico. 

Na avaliação da Eurasia, uma terceira via teria uma chance de 10% de vencer Lula em um eventual segundo turno. A consultoria deixa claro que esses modelos ainda podem mudar. 

No modelo usado, presidentes com aprovação na casa dos 30% têm 19% de chances de serem reeleitos e de 1% de conseguirem eleger um sucessor, quando não disputam a permanência no cargo. “Se Lula receber mais de 50% dos votos válidos (excluindo branco e nulos), ele será eleito no primeiro turno. 

É improvável que isso aconteça (há 15% de chances), mas é possível se Bolsonaro cair ainda mais nas pesquisas e outros candidatos não conseguirem subir nas intenções de voto”, afirma a consultoria.

Fonte: UOL.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem