Caso Backer: engenheiro relata passo a passo após descoberta de intoxicação

Profissional foi a primeira testemunha a ser ouvida nesta terça-feira (24), segundo dia de audiência.

Tempo Avatar

Por Cidades
Os primeiros relatos de problemas de saúde relacionados à bebida surgiram no início de 2020 — Foto: Instagram @cervejariabacker

A primeira testemunha a ser ouvida no julgamento do caso Backer, nesta terça-feira (24), foi um engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cujo nome não foi divulgado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). 

O profissional destacou os passos percorridos desde que ocorreu a contaminação da cerveja da marca, a Belorizontina, com dietilenoglicol, em 2020. 

De acordo com a testemunha, assim que foi identificado que a cerveja era o elemento comum entre os casos de pessoas intoxicadas, o órgão compareceu ao supermercado para determinar o recolhimento das bebidas.

Já quando houve a primeira morte, destacou ele, foi determinada a suspensão da comercialização da cerveja. Os produtos, então, foram investigados para identificação das causas da contaminação. 

Relembre o caso O caso envolvendo a Backer começou a ser investigado em 5 de janeiro de 2020, poucos dias após as primeiras vítimas passarem mal depois de ingerir a cerveja Belorizontina. As investigações confirmaram que as substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol atingiram litros de cerveja ainda em processo de fermentação. 

Segundo a investigação, vazamentos em equipamentos e o uso de substâncias tóxicas que não deveriam ser empregadas causaram a contaminação de diversos lotes de diferentes tipos de cerveja produzidos pela empresa. Hoje, terça-feira (24/05), é o segundo dia de audiências do caso Backer. 

A Justiça Mineira começou a ouvir na segunda-feira (23/05) as testemunhas do processo que apura a responsabilidade sobre a contaminação da cerveja da marca. 

Estão previstos sete depoimentos para esta terça-feira. Nessa segunda (24), foram ouvidas 4 vítimas e 2 testemunhas. Entre os principais relatos, estavam os de pessoas que afirmam sofrer com as consequências da intoxicação mesmo mais de dois anos após terem ingerido a bebida.

Ao todo, dez pessoas morreram ao consumirem o produto e mais de 20 teriam apresentado problemas de saúde. 

As expectativas são de ouvir 28 pessoas até o fim desta semana, presencialmente e por videoconferência. Ainda não há data definida para os depoimentos da defesa e dos acusados.

Fonte: O tempo

https://www.facebook.com/123915661024322/posts/pfbid02mskjzYeppQ8enanjk96Gawdw9rCVB4ZmLhRELGgDiFDbf4Zc8aVZnHfuqgaFqCYil/

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem