Outubro trará fenômeno RARO e visível no Brasil: saiba tudo sobre o eclipse solar anular

Fenômeno impressionante promete encantar observadores, proporcionando uma visão única e inesquecível do Sol 'anelar'.



Compartilhar Atenção amantes das estrelas: no próximo dia 14 de outubro está previsto um eclipse solar anular que poderá ser visto do Brasil! Sua visibilidade será mais destacada na região norte do país e João Pessoa, na Paraíba, será o melhor ponto para observá-lo.

Eclipses solares anulares não são eventos raros, porém sua característica anular só é visível em uma pequena faixa de locais na Terra. Pra você ter uma ideia, o último eclipse anular do sol ocorreu em junho de 2021, mas não pôde ser observado no Brasil. 

E, depois do eclipse deste ano, teremos que esperar até 6 de fevereiro de 2028 para poder ver outro eclipse anular aqui no Brasil. Por isso, confira a seguir em quais estados o eclipse ficará mais visível. 

De onde o eclipse anular do Sol será visível?

No dia 14 de outubro, o fenômeno será parcialmente visível em todo o Brasil. Entretanto, apenas nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco será possível contemplá-lo em sua forma anular.

Aqueles que desejarem apreciar esse espetáculo poderão acompanhar o eclipse através do site do Observatório Nacional, que estará transmitindo o evento em tempo real com o título “O céu em sua casa: observação remota”.

João Pessoa se destaca como uma das melhores capitais brasileiras para contemplar esse fenômeno, graças à sua privilegiada localização geográfica e à peculiaridade da ocorrência astronômica.

O que é um eclipse solar anular? O eclipse anular do sol é um pouco diferente dos outros, explica a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional. Neste fenômeno, a maior parte do disco solar será encoberta, resultando apenas em um anel de fogo brilhante circundando a borda.

“Tanto no eclipse total quanto no anular, a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz  do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a  luz solar é bloqueada, é chamada umbra.  Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar  é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.” 

A imagem será como se a Lua tivesse “mordido” o Sol. A diferença chave reside na posição mais afastada da Lua em relação à Terra durante o eclipse anular, o que faz com que seu diâmetro aparente não coincida precisamente com o diâmetro aparente do Sol.

E se você acha que esta é a única coisa interessante sobre o Sol, está completamente enganado! Confira abaixo uma lista com 8 curiosidades sobre a única estrela do sistema solar.

8 curiosidades sobre o Sol
Imagem: Reprodução


1. Eclipses solares 

Os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham, resultando em quatro diferentes tipos de eclipses, sendo eles: o eclipse total, anular, parcial e híbrido.

O eclipse previsto para o dia 14 de outubro é um eclipse anular, caracterizado pela posição da Lua entre a Terra e o Sol. Neste caso, a Lua estará em seu ponto mais distante da Terra, conhecido como perigeu.

2. Do que o Sol é feito? 

O Sol é uma estrela composta principalmente de hidrogênio e hélio e está localizado no centro do sistema solar. De acordo com estimativas da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA), o Sol possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. 

3. Distância entre o Sol e a Terra

O Sol está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e sua energia desempenha um papel crucial na sustentação da vida como a conhecemos em nosso planeta. Sem a energia solar, as condições na Terra seriam muito diferentes e a vida, tal como a conhecemos, não seria possível.

4. Única estrela e maior objeto do sistema solar

O Sol é a única estrela do sistema solar. Ele funciona como o centro gravitacional do sistema, ao redor do qual todos os planetas, asteroides, cometas e outros objetos celestes orbitam.

Além disso, o Sol é o maior objeto do sistema solar, sendo tão imenso que seriam necessárias cerca de 1.3 milhões de Terras para preencher o seu volume.

5. Nenhuma Lua! 

Ao contrário da Terra, Saturno e Plutão, o Sol não possui nenhuma lua. Em vez disso, ele é o centro em torno do qual orbitam oito planetas principais (incluindo a Terra), pelo menos cinco planetas anões, uma vasta quantidade de asteroides e cometas, além de inúmeros corpos celestes menores, totalizando uma impressionante quantidade de três trilhões de cometas e corpos congelados. 

6. Extremamente quente 

O núcleo do Sol mantém uma temperatura extraordinária de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius, o que é suficientemente quente para permitir a ocorrência de fusão nuclear. Essa particularidade gera uma pressão interna que sustenta a massa do Sol, evitando que ele entre em colapso. 

7. Coroa Solar 

Acima da superfície do Sol, encontramos a cromosfera e a coroa solar. É na coroa que podemos observar as proeminências solares, erupções e ejeções de massa coronal, que são explosões gigantes de energia e partículas que têm a capacidade de alcançar a Terra. 

8.  Qual a visão da Terra?

A parte do Sol visível da Terra, comumente chamada de superfície, é denominada fotosfera. No entanto, ao contrário da Terra, o Sol não possui uma superfície sólida, uma vez que é composto principalmente de plasma.

Fonte:  Multiverso 





BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem