As Pérolas, embora preciosas e de grande valor, são produtos de uma grande irritação.



Cada pérola é consequência de uma ostra que foi ferida por um grão de areia que entrou em seu interior. 


Uma ostra que não foi ferida não é capaz de produzir pérolas.


Na parte interna do molusco existe uma substância chamada nácar. Quando um grão de areia penetra acidentalmente no interior das válvulas da ostra, cobre-a com milhares e milhares de camadas de nácar para se proteger. 


(Os bivalves, assim como outros moluscos, crustáceos e artrópodes em geral não possuem sistema nervoso central como o nosso, ele é descentralizado.
Pela mesma razão, eles não sentem dor como nós. Elas têm sim a sensação de se protegerem contra elementos pontiagudos, frio, calor, ácidos e outros, mas não é que uma ostra “sofra” por ter um grão de areia.)

O resultado é uma pérola linda e brilhante. Ou seja, as pérolas são cistos de nácar que os moluscos formam para isolar um corpo estranho que entrou em seu corpo. 


Embora seu tamanho seja geralmente muito pequeno, a maior pérola do mundo pesa 34 quilos, uma raridade que foi encontrada na ilha de Palawan (ilha das Filipinas) com valor incalculável. 


Na verdade a pérola natural é rara, é uma daquelas curiosidades do mar que surpreendem e só se encontram nos museus. 


Hoje, porém, quase todas as pérolas que você encontra no mercado são cultivadas.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem