Perguntas e Respostas
“O que você está esperando? Levante-se e seja batizado” (ATOS 22:16).
1. Quais são alguns bons motivos para ser batizado?
Alguns bons motivos para sermos batizados são: demonstrar nosso amor a Jeová, que nos deu a vida e todas as coisas boas; fazer parte da sua família, pertencendo-lhe como nosso Pai e amigo, que nos guiará e cuidará; e espero viver para sempre por meio da dedicação e do batismo.
2. O que vamos analisar neste artigo?
Este artigo analisará os obstáculos que alguns cristãos do primeiro século enfrentaram antes de serem batizados e o que os ajudou a superá-los. Ao analisarmos seus exemplos, podemos refletir sobre como aplicar seus ensinamentos, independentemente da nossa idade, e avançar rumo ao batismo com determinação e alegria.
OS SAMARITANOS FORAM BATIZADOS
3. Que obstáculos provavelmente alguns samaritanos enfrentaram ao serem batizados?
Alguns samaritanos enfrentaram obstáculos como a necessidade de conhecer melhor a Palavra de Deus, pois aceitavam apenas os cinco primeiros livros da Bíblia e possivelmente Josué, o que limitava seu entendimento. Eles também tiveram de aceitar que Jesus era o Messias prometido, segundo Deuteronômio 18:18, 19. Além disso, alguns talvez tenham tido de superar preconceitos profundos contra os judeus.
4. De acordo com Atos 8:5, 6, 14, o que alguns samaritanos fizeram quando Filipe lhes pregou?
De acordo com Atos 8:5, 6, 14, quando Filipe lhes pregou sobre o Cristo, alguns samaritanos prestaram muita atenção às suas palavras e aceitaram a Palavra de Deus. Mesmo Filipe sendo judeu, eles reconheceram sua mensagem como vinda de Deus, principalmente porque ele realizou milagres, como curar enfermos e expulsar demônios, o que os levou ao batismo.
5. Que lições você aprendeu com os samaritanos?
Os samaritanos nos ensinam que não devemos permitir que o preconceito ou a falta de conhecimento nos impeçam. Quando reconheceram que o que Filipe ensinava era a verdade, agiram sem demora e foram batizados.
Isto incentiva-nos a agir de forma decisiva se já estivermos convencidos de que a Palavra de Deus é a verdade e de que as Testemunhas de Jeová demonstram verdadeiro amor cristão. Assim, não devemos adiar o batismo, confiando que Jeová nos abençoará por darmos esse passo.
6. O que o exemplo de Ruben lhe ensina?
O exemplo de Ruben nos ensina que as dúvidas sobre a fé, como as que ele tinha sobre a existência de Deus, podem ser superadas com esforço e estudo pessoal. Ruben não ficou com dúvidas, mas pesquisou publicações, o que fortaleceu sua fé.
Além disso, ao visitar a sede mundial e ver a união entre os servos de Deus, ele se sentiu mais próximo da fraternidade mundial, o que o motivou a ser batizado aos 17 anos. Isso nos incentiva a buscar o conhecimento exato e a valorizar a união e o amor na congregação para superar as dúvidas e dar o passo do batismo sem demora.
SAULO DE TARSO FOI BATIZADO
7. O que Saulo teve que corrigir?
Saulo de Tarso teve de corrigir sua crença equivocada de que perseguir os cristãos era a vontade de Deus, visto que os considerava apóstatas. Como judeu proeminente, ele também precisava aceitar Jesus como o Messias e estar disposto a enfrentar a perseguição que viria ao ser batizado como cristão.
8. a) O que ajudou Saulo a ser batizado?
Saulo foi ajudado a ser batizado pela experiência transformadora de ouvir Jesus do céu e ser cegado por uma luz brilhante, o que o levou a meditar por três dias e a se convencer de que Jesus era o Messias e que os cristãos seguiam a verdadeira religião.
8. b) De acordo com Atos 22:12-16, como Ananias ajudou Saulo?
Ananias ajudou Saulo falando-lhe gentilmente, restaurando-lhe a visão e incentivando-o a não atrasar o batismo. Graças à ajuda e ao incentivo deles, Saulo mostrou humildade, aceitou a verdade e foi imediatamente batizado.
ILUSTRAÇÃO
Saulo entrando na água para ser batizado. Algumas pessoas o observam sorrindo.
24
Ananias incentivou Saulo a ser batizado e ele aceitou. Você seguirá o exemplo de Saulo? (Ver parágrafo 8).
9. Que lições o exemplo de Saulo lhe ensina?
O exemplo de Saulo nos ensina que não devemos permitir que o orgulho ou o medo nos impeçam de ser batizados. Ele demonstrou humildade ao aceitar a verdade sobre Jesus como o Messias e estava disposto a fazer mudanças em sua vida, apesar de saber que enfrentaria perseguição. Depois do batismo, ele contou com a ajuda de Jeová para vencer provações.
10. Como o exemplo de Anna ajuda você?
O exemplo de Anna nos ensina que, com a ajuda de Jeová, é possível permanecer fiel mesmo diante da oposição familiar. Apesar do ridículo e da rejeição, ela permaneceu firme porque amava a Jeová e foi fortalecida tanto por Ele como pelo apoio dos seus pais. Seu exemplo nos incentiva a confiar que Jeová nos dará forças para resistir a qualquer pressão se decidirmos ser batizados.
CORNÉLIO FOI BATIZADO
11. O que poderia ter sido um obstáculo ao batismo de Cornélio?
Cornélio pode ter permitido que sua posição social como oficial do exército romano e homem proeminente em sua comunidade o impedisse de ser batizado. Seu status poderia tê-lo deixado orgulhoso ou com medo do que as pessoas diriam, mas ele não deixou que isso o impedisse.
12. O que ajudou Cornélio a ser batizado?
Cornélio tinha muito temor a Deus, orava constantemente e estava determinado a adorar a Jeová junto com sua família. Ao ouvir as boas novas, demonstrou fé em Cristo e foi imediatamente batizado, não deixando que sua posição social o impedisse.
13. O que o exemplo de Cornélio lhe ensina?
Cornélio nos ensina a não permitir que a posição social ou as mudanças que temos de fazer nos impeçam de servir a Jeová. Ele foi humilde, obediente e agiu sem demora quando aprendeu a verdade. O exemplo deles demonstra que Jeová abençoa aqueles que depositam fé Nele e fazem as mudanças necessárias para viver de acordo com Seus princípios.
14. Como o exemplo de Tsuyoshi ajuda você?
O exemplo de Tsuyoshi me ensina que vale a pena fazer mudanças no trabalho para agradar a Jeová. Embora seu trabalho envolvesse a participação em rituais religiosos que não estavam em harmonia com a Bíblia, ele teve a coragem de rejeitar essas práticas e Jeová o abençoou, permitindo-lhe manter seu emprego sem comprometer sua fé. Isto nos lembra que se colocarmos Deus em primeiro lugar, Ele cuidará de nossas necessidades.
OS CORÍNTIOS FORAM BATIZADOS
15. Que obstáculos poderiam ter impedido os coríntios de serem batizados?
Os habitantes de Corinto enfrentaram vários obstáculos significativos para serem batizados. Eram conhecidos pelo seu materialismo e pelo seu estilo de vida imoral, cheio de práticas contrárias às normas de Jeová. Este ambiente hostil à verdade poderia ter desencorajado muitos de aceitarem a mensagem bíblica. Contudo, quando Paulo pregou em Corinto, muitos superaram esses obstáculos por reconhecerem a verdade e decidiram ser batizados.
16. O que ajudou os coríntios a serem batizados? (2 Coríntios 10:4, 5).
O que ajudou os coríntios a serem batizados foi o poder da palavra de Deus e do seu espírito santo, que agiu para transformar completamente a vida deles. Embora vivessem num ambiente materialista e imoral, muitos aceitaram as boas novas e abandonaram práticas como a embriaguez, o roubo e a homossexualidade.
17. O que o exemplo dos coríntios lhe ensina?
O exemplo dos coríntios nos ensina que, mesmo que enfrentemos hábitos ou práticas arraigadas que vão contra os princípios bíblicos, não devemos desistir ou pensar que não podemos mudar. Eles deixaram para trás vícios e comportamentos imorais para seguir a Cristo e serem batizados, demonstrando que, com a ajuda de Jeová e de seu espírito santo, é possível transformar nossa vida.
18. Como o exemplo de Monika ajuda você?
O exemplo de Monika nos ensina que, com a ajuda de Jeová, é possível deixar para trás hábitos e práticas inadequadas para dar o passo em direção ao batismo. Apesar de lutar contra entretenimento impróprio e o uso de palavrões, Monika encontrou forças na oração e confiou que Jeová estava sempre pronto para ajudá-la e orientá-la.
SUA FÉ PODE MOVER MONTANHAS
19. O que o ajudará a superar obstáculos do tamanho de montanhas? (Veja também a imagem).
O que o ajudará a superar obstáculos, por maiores que sejam, é a fé em Jeová e no seu poder. Jesus ensinou que a fé é capaz de mover montanhas. Isto nos lembra que, com confiança em Jeová e oração sincera, Ele dará a força e a orientação necessárias para superar qualquer barreira que se interponha no caminho do batismo.
ILUSTRAÇÃO
Numa assembléia, um grupo de irmãos e irmãs muito felizes aplaude quando os recém-batizados passam por eles.
Nunca duvide que Jeová o ama e quer que você faça parte da família dele. (Ver parágrafo 19).
20. Que efeito tiveram sobre você os exemplos que vimos neste artigo?
Os exemplos dos cristãos do primeiro século, como os samaritanos, Saulo, Cornélio e os coríntios, juntamente com os dos tempos modernos, como Reuben, Anna, Tsuyoshi e Monika, encorajam-me e motivam-me a superar qualquer obstáculo ao batismo. As experiências deles mostram que, com fé, esforço e a ajuda de Jeová, é possível superar dúvidas, oposição, preconceitos ou maus hábitos.
O QUE VOCÊ APRENDEU COM O EXEMPLO DOS SEGUINTES CRISTÃOS DO PRIMEIRO SÉCULO?
Os Samaritanos
Aprendi que eles aceitaram humildemente a mensagem das boas novas e foram rapidamente batizados. Eles não permitiram que diferenças culturais ou religiosas os impedissem. Seu exemplo me ensina a agir com decisão quando conheço a verdade.
Saulo de Tarso e Cornélio
Ambos os homens tinham posições sociais proeminentes, mas não permitiram que isso os impedisse de se achegarem a Jeová. Saulo, embora fosse um perseguidor dos cristãos, mudou completamente a sua vida, e Cornélio, apesar de ser um oficial romano, deixou-se guiar pelo Espírito de Deus. Eles me ensinam que ninguém está longe demais para mudar e que Jeová valoriza um coração sincero.
Os Coríntios
Muitos deles viveram uma vida muito distante dos padrões de Deus, mas fizeram grandes mudanças para agradá-Lo. Ensinam-me que, com a ajuda da palavra de Deus e do seu espírito santo, qualquer vício ou prática incorreta pode ser superado, por mais difícil que pareça.