Sem título

15. O que sabemos sobre o futuro?


15 É verdade que não sabemos o que vai acontecer no futuro, mas sabemos que Jeová nos prometeu a vida eterna. Para alguns essa vida será no céu, e para outros, na Terra. Sabemos também que Jeová não pode mentir e que nada pode impedi-lo de cumprir todas as suas promessas. (Tito 1:2) Ele é o único que pode ‘anunciar o final, e desde os tempos antigos as coisas que ainda não foram feitas’. Tudo que Jeová disse que aconteceria no passado realmente se cumpriu. E tudo que ele diz que vai acontecer no futuro também vai se cumprir. (Isa. 46:10) Nós temos certeza de que nada pode impedir Jeová de nos amar. (Rom. 8:35-39) Não importa o que aconteça em nossa vida, ele nos dará a sabedoria, o consolo e o poder que precisamos para perseverar. Não temos nenhuma dúvida de que Jeová vai nos ajudar e nos abençoar. —Jer. 17:7, 8.


RESPOSTA: Sabemos que Jeová prometeu a vida eterna e que nada pode impedir o cumprimento de suas promessas. Ele sempre nos dará o que precisamos para perseverar.


RESPOSTA ADICIONAL: Embora não saibamos todos os detalhes do futuro, sabemos que Jeová prometeu vida eterna — no céu para alguns, e na Terra para outros. Temos certeza de que ele nunca mente e que nada pode impedir o cumprimento de suas promessas. A Bíblia mostra que tudo o que Jeová anunciou no passado se cumpriu, e o mesmo acontecerá com o que ele prometeu para o futuro. Também sabemos que nada pode nos separar do amor de Jeová. Ele sempre nos dará sabedoria, consolo e forças para continuar fiéis, e podemos ter plena confiança de que nos ajudará e abençoará.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Mesmo sem saber todos os detalhes do futuro, temos certeza de que Jeová prometeu a vida eterna e que ele não mente. Ele controla tudo e nada pode impedir seu amor e suas promessas. Sabemos que Ele vai nos dar sabedoria, consolo e força para suportar qualquer situação, e continuará a nos abençoar se formos fiéis.


(Tito 1:2) e se baseia numa esperança de vida eterna que Deus, que não pode mentir, prometeu muito tempo atrás. 


(Isaías 46:10) Desde o princípio anuncio o final, E desde os tempos antigos as coisas que ainda não foram feitas. Digo: ‘O que eu decidi ficará de pé E farei tudo o que for do meu agrado.’ 


(Romanos 8:35-39) Quem nos separará do amor do Cristo? Será tribulação, ou aflição, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Assim como está escrito: “Por tua causa, o dia inteiro somos entregues à morte; somos considerados como ovelhas destinadas ao abate.” 37 Pelo contrário, em todas essas coisas saímos completamente vitoriosos, por meio daquele que nos amou. 38 Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem governos, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem poderes, 39 nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criação será capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. 


(Jeremias 17:7, 😎 Bendito o homem que confia em Jeová, Cuja esperança está em Jeová. 8 Ele se tornará como uma árvore plantada junto às águas, Que estende suas raízes até a corrente de água. Ele não perceberá quando o calor chegar, Mas suas folhas estarão sempre viçosas. No ano da seca ele não ficará preocupado, Nem deixará de produzir fruto.

***********************   

NÃO CONSEGUIMOS ENTENDER COMPLETAMENTE O QUANTO JEOVÁ NOS CONHECE


16. O que Jeová sabe sobre nós que não conseguimos entender completamente? (Salmo 139:1-6)


16 Leia Salmo 139:1-6. Nosso Criador sabe cada detalhe sobre nós e por que temos certas características físicas, emocionais e mentais. Ele sempre presta atenção em nós. Além de saber o que falamos, ele consegue entender o que a gente realmente queria dizer. Jeová também vê tudo o que fazemos e sabe os motivos que nos levaram a agir de certa forma. O rei Davi mostrou que Jeová está com os olhos sempre atentos para nos ajudar em qualquer situação. Como você se sente por saber que o Soberano Senhor do Universo, o Criador do céu e da Terra, presta tanta atenção assim em cada um de nós? Não é impressionante? É como Davi disse: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim. É tão elevado que não posso alcançá-lo.” — Sal. 139:6, primeira nota.


RESPOSTA: Jeová conhece todos os nossos pensamentos, ações e motivações. Ele entende detalhes sobre nós que nem mesmo conseguimos compreender.


RESPOSTA ADICIONAL: Jeová conhece cada detalhe da nossa vida, até coisas que nós mesmos não entendemos totalmente. Ele sabe o que sentimos, o que pensamos e até o que realmente queríamos dizer antes mesmo de falarmos. Também vê tudo o que fazemos e conhece os motivos por trás de nossas ações. Esse conhecimento é tão profundo que vai além da nossa compreensão. É maravilhoso saber que o Criador do universo presta tanta atenção em cada um de nós e está sempre pronto para nos ajudar.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Jeová nos conhece por completo — sabe o que pensamos, o que sentimos e até o que pretendíamos dizer. Ele observa tudo o que fazemos e entende nossos motivos. Esse conhecimento profundo está além da nossa compreensão. Como disse o salmista Davi, é um conhecimento maravilhoso e elevado demais para alcançarmos. Isso mostra o cuidado íntimo e pessoal que Jeová tem por cada um de nós.


w11 1/9 15 Confiante no interesse de Deus por ele, Davi disse: “Ó Jeová, tu me esquadrinhaste e me conheces.” Davi usou aqui uma bela figura de linguagem. O verbo hebraico traduzido “esquadrinhaste” pode ter o sentido de cavar à procura de minério, explorar um país ou examinar os fatos de um processo judicial. Realmente, Jeová nos conhece tão bem que é como se ele examinasse cada aspecto, cada detalhe de nossa existência. Por usar o pronome “me”, Davi nos ensinou que Deus tem um interesse pessoal nos seus servos. Ele esquadrinha e conhece cada um. 


(Salmo 139:1-6) Ó Jeová, tu me examinas e me conheces. 2 Tu sabes quando me sento e quando me levanto. De longe discernes os meus pensamentos. 3 Tu me observas quando eu ando e quando me deito; Conheces bem todos os meus caminhos. 4 Antes mesmo de haver uma palavra na minha língua, Tu, ó Jeová, já a conheces bem. 5 Tu estás em volta de mim, atrás e à frente; E pões a tua mão sobre mim. 6 Tal conhecimento está além da minha compreensão. É tão elevado que não posso alcançá-lo.


*COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO:* Salmo 139:1-6 destaca que Jeová conhece cada detalhe de nossa vida — ações, pensamentos e intenções. Ele não apenas nos observa, mas entende o que está por trás do que sentimos e fazemos. Esse conhecimento tão profundo é impossível para nós alcançarmos. Saber que o Criador do universo presta atenção em nós de forma tão pessoal é reconfortante e fortalece nossa confiança em seu cuidado.

***********************   

17. Por que pode ser difícil aceitar que Jeová nos conhece tão bem?


17 Por causa da nossa criação, da nossa cultura ou do que acreditávamos antes de conhecer a verdade, pode ser difícil ver Jeová como um Pai amoroso que tem interesse em nós. Ou pode ser que a gente pense que os nossos erros do passado foram tão ruins que Jeová nunca vai querer ser nosso amigo e que ele está bem longe de nós. Até mesmo Davi se sentia assim às vezes. (Sal. 38:18, 21) Ou talvez alguém está se esforçando muito para mudar seu estilo de vida e viver de acordo com os padrões de Jeová. Pode ser que essa pessoa se pergunte: ‘Se Deus realmente me conhece, por que ele quer que eu mude em vez de simplesmente me aceitar como eu sou?’


RESPOSTA: Pode ser difícil por causa de crenças passadas, sentimentos de culpa ou por acharmos que Jeová está distante e não se interessa por nós.


RESPOSTA ADICIONAL: Algumas pessoas têm dificuldade de acreditar nisso por causa da criação, da cultura ou de ideias que tinham antes de conhecer a verdade. Outras podem achar que seus erros do passado foram tão graves que Jeová nunca poderia ser seu amigo. Até Davi se sentiu assim em certos momentos. Também pode ser difícil para quem está tentando mudar o estilo de vida e seguir os padrões de Jeová. Essa pessoa talvez se pergunte: “Se Deus me conhece tão bem, por que ele quer que eu mude em vez de simplesmente me aceitar como sou?” Esses sentimentos mostram que, mesmo sabendo que Jeová nos conhece profundamente, pode ser um desafio aceitar plenamente o seu amor e cuidado.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Muitos acham difícil aceitar que Jeová nos conhece tão bem por causa de experiências anteriores, cultura ou sentimentos de indignidade. Erros do passado podem gerar a sensação de que Deus não quer ser nosso amigo. Outros talvez lutem para mudar e questionem por que Jeová espera mudanças se já conhece nosso interior. Mas mesmo Davi, em momentos difíceis, sentia essa luta interior, o que mostra como esse sentimento é comum.


(Salmo 38:18) Confessei o meu erro; Estava aflito por causa do meu pecado. 


(Salmo 38:21) Não me abandones, ó Jeová. Ó Deus, não fiques longe de mim.

***********************   

18. Por que é bom aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos? (Veja também as imagens.)

 

18 É importante aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos e que ele vê coisas boas em nós que não conseguimos enxergar. Mesmo vendo nossos erros, Jeová sabe o tipo de pessoa que estamos nos esforçando para ser e ele nos ama muito. (Rom. 7:15) Quando realmente entendemos que Jeová vê nosso potencial, isso nos dá a força que precisamos para servi-lo fielmente e com alegria.


RESPOSTA: Porque Jeová vê qualidades em nós que não enxergamos. Isso nos fortalece e nos motiva a continuar servindo a ele com alegria.


RESPOSTA ADICIONAL: Às vezes, por causa da criação que tivemos, da nossa cultura ou de antigas crenças, pode ser difícil ver Jeová como um Pai amoroso que realmente se importa conosco. Também podemos pensar que erros graves do passado nos afastaram para sempre de sua amizade. Até o rei Davi sentiu isso em certos momentos. Além disso, quem está se esforçando para mudar pode se perguntar: “Se Deus me conhece tão bem, por que ele quer que eu mude, em vez de simplesmente me aceitar como sou?” Esses sentimentos mostram que, mesmo sabendo que Jeová nos entende, pode ser um desafio aceitar plenamente o seu amor e proximidade.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos é reconfortante, pois Ele vê nosso potencial e o esforço que fazemos, mesmo com erros e limitações. Isso nos dá forças para perseverar. A imagem mostra um irmão triste, mas depois feliz no Paraíso, simbolizando como Jeová fortalece nossa fé e nos ajuda a olhar para o futuro com esperança e alegria.


w08 15/4 7-8 Jeová é nosso Pai celestial. conhece muito bem a cada um de nós e pode até ler nosso coração. O Rei Davi disse a Deus: “Tu mesmo chegaste a conhecer meu assentar e meu levantar. De longe consideraste meu pensamento. Pois não há palavra na minha língua, mas eis que tu, ó Jeová, já sabes de tudo.” Se Jeová nos conhece tão bem, por que duvidar que ele sabe o que é melhor para nós? Além do mais, Jeová é todo-sábio. Ele vê tudo, enxerga mais a fundo do que qualquer humano e conhece de antemão o desfecho das coisas. Ele é “Deus, único sábio”. 


(Romanos 7:15) Pois não entendo por que ajo assim. Pois não pratico o que quero, mas faço aquilo que odeio.

***********************   

COMENTÁRIO DA 3ª IMAGEM: As imagens contrastam a tristeza de um irmão desanimado com a alegria que ele sente no Paraíso, andando com amigos em um belo cenário. Isso ilustra que, apesar das dificuldades atuais, Jeová conhece nosso coração e nos ajuda a perseverar. Ele fortalece nossa fé por meio de suas promessas, mostrando que a felicidade duradoura está garantida para quem confia nele.

***********************   

19. O que sabemos sobre Jeová?


19 Sabemos que Jeová é amor. Não temos dúvida nenhuma disso. (1 João 4:8) Sabemos que tudo o que ele nos pede é por amor e que ele sempre quer o melhor para nós. Também sabemos que Jeová quer que a gente ganhe a vida eterna. E para tornar isso possível, ele nos deu o resgate. Esse presente nos dá a certeza de que, apesar das nossas imperfeições, podemos agradar a Jeová. (Rom. 7:24, 25) E sabemos que “Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas”. (1 João 3:19, 20) Jeová conhece tudo sobre nós e ele tem certeza de que conseguimos fazer o que ele nos pede.


RESPOSTA: Sabemos que Jeová é amor, quer o melhor para nós e nos deu o resgate para termos vida eterna, apesar das imperfeições.


RESPOSTA ADICIONAL: Sabemos que Jeová é amor e que tudo o que ele nos pede é sempre para o nosso bem. Ele deseja que ganhemos a vida eterna e, por amor, providenciou o resgate por meio de Jesus, para que, apesar das nossas imperfeições, possamos agradá-lo. Também sabemos que Jeová conhece tudo sobre nós e, mesmo assim, confia que somos capazes de fazer o que ele pede. Isso nos dá certeza de que podemos contar com seu amor e apoio em todas as circunstâncias.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Sabemos que Jeová é amoroso e deseja que tenhamos vida eterna. Ele sempre age por amor e para nosso bem. Mesmo conhecendo nossas falhas, Jeová nos oferece o resgate, mostrando que podemos agradá-lo. Ele também é maior que nosso coração e conhece tudo sobre nós, o que nos dá confiança de que Ele entende nossas intenções e está disposto a nos ajudar.


(1 João 4:8) Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 


(Romanos 7:24, 25) Homem miserável que eu sou! Quem me livrará do corpo que é submetido a essa morte? 25 Dou graças a Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor! Assim, com a minha mente, eu mesmo sou escravo da lei de Deus, mas, com a minha carne, escravo da lei do pecado. 


(1 João 3:19, 20) Por meio disso saberemos que nos originamos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante dele 20 sempre que o nosso coração nos condenar, porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

***********************   

20. Por que não precisamos ficar preocupados demais com o que não sabemos?


20 Jeová nos diz tudo que realmente precisamos saber. Quando somos modestos e aceitamos isso, não ficamos preocupados demais com o que não sabemos. Em vez disso, podemos nos concentrar no que realmente importa. Assim, mostramos que somos humildes e que confiamos totalmente em Jeová, “Aquele que é perfeito em conhecimento”. (Jó 36:4) É verdade que não entendemos algumas coisas agora, mas sabemos que Jeová vai continuar nos ensinando para sempre. E isso é muito bom porque nunca vamos parar de aprender coisas novas sobre o nosso maravilhoso Deus. — Ecl. 3:11.


RESPOSTA: Porque Jeová nos dá tudo o que realmente precisamos saber. Confiar nisso mostra humildade e fortalece nossa fé nele.


RESPOSTA ADICIONAL: Porque Jeová já nos dá todas as informações de que realmente precisamos. Quando somos modestos e aceitamos isso, não ficamos ansiosos com o que ainda não entendemos, mas nos concentramos no que é mais importante. Assim mostramos humildade e confiança em Jeová, “perfeito em conhecimento”. Além disso, sabemos que ele continuará nos ensinando para sempre, e isso é maravilhoso, porque teremos a alegria de aprender cada vez mais sobre nosso Deus.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Não precisamos nos preocupar demais com o que não sabemos porque Jeová, que é perfeito em conhecimento, nos ensina o que é essencial. Quando somos modestos e aceitamos isso, nos concentramos no que realmente importa. Jeová continuará nos ensinando eternamente, e isso nos dá paz e a certeza de que nunca vamos parar de aprender sobre Ele.


(Jó 36:4) De fato, as minhas palavras não são falsas; E Aquele que é perfeito em conhecimento está aqui, diante de você. 


(Eclesiastes 3:11) Ele fez tudo belo a seu tempo. Pôs até mesmo eternidade no coração deles; no entanto, a humanidade nunca compreenderá plenamente o trabalho do verdadeiro Deus.

***********************   

RECAPITULAÇÃO DA SENTINELA — POR QUE É BOM ACEITAR QUE NÃO SABEMOS . . .


Quando o fim vai chegar?


RESPOSTA: Porque isso prova que servimos a Jeová por amor e confiança, e não apenas por esperarmos uma recompensa imediata.


RESPOSTA ADICIONAL: Porque isso nos dá a oportunidade de servir a Jeová por amor e não apenas por interesse. Em vez de nos preocuparmos com a data exata, podemos nos concentrar em fazer a vontade de Jeová e em nos aproximar dele.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Aceitar que não sabemos quando o fim virá nos ajuda a desenvolver fé genuína e amor por Jeová. Isso nos dá a oportunidade de mostrar que o servimos de coração, sem depender de datas. Assim, mantemos o foco nas bênçãos que virão, fortalecemos nossa confiança em Jeová e nos aproximamos mais dele.


O que vai acontecer amanhã?


RESPOSTA: Porque isso nos ajuda a confiar mais em Jeová e a depender da sua orientação, em vez de ficarmos ansiosos com o futuro.


RESPOSTA ADICIONAL: Porque nos ajuda a depender de Jeová e a confiar nele. Sabemos que ele nos dará sabedoria, força e consolo para enfrentar qualquer dificuldade, mesmo sem entendermos todos os detalhes do futuro.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Aceitar que não sabemos o que acontecerá amanhã fortalece nossa fé e humildade. Em vez de tentarmos controlar tudo, aprendemos a confiar na orientação de Jeová e a viver um dia de cada vez. Isso nos protege da ansiedade excessiva e nos dá paz, mesmo diante de situações inesperadas.


O quanto Jeová nos conhece?


RESPOSTA: Porque Jeová vê qualidades em nós que nem percebemos. Isso nos fortalece e nos motiva a continuar servindo a ele com confiança.


RESPOSTA ADICIONAL: Porque isso nos ensina humildade e nos mostra que podemos confiar totalmente nele. Mesmo sem compreender completamente seu conhecimento, sabemos que ele age sempre por amor e quer o melhor para nós.


*OUTRO COMENTÁRIO:* Aceitar que não compreendemos plenamente o quanto Jeová nos conhece é bom porque nos lembra que Ele vê nosso valor e nosso esforço, mesmo quando nós mesmos não vemos. Isso nos dá consolo, segurança e força para continuar firmes. Saber que Ele entende nossos sentimentos e intenções nos aproxima dele e fortalece nossa fé.

***********************   

CÂNTICO 104 

Espírito santo — um presente de Deus

(Lucas 11:13)

1.Pai amoroso, Deus de consolo,

És bem maior que meu coração.

Os meus problemas são tão pesados!

Peço tua força, me⁀estende a mão.

2.Sei que eu sou, Pai, tão imperfeito,

Mas quero sempre te agradar.

Pai, eu imploro tua ajuda,

O teu espírito pra me guiar.

3.Quando me sinto fraco, cansado,

Sei que⁀o Senhor vai me animar.

Sinto tua força me sustentando

— Como as águias eu posso voar.

(Veja também Sal. 51:11; João 14:26; Atos 9:31.)

Blog Francisco Figueiredo

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem