OBJETIVO
Ver como os ensinos básicos que aprendemos quando começamos a estudar a Bíblia ainda podem nos ajudar hoje.
1. Como os ensinos básicos da Bíblia mudaram a sua vida?
![]() |
JW.ORG |
RESPOSTA: Quando aprendi a verdade, senti-me profundamente grato e feliz. Saber que Jeová é o nome de Deus me fez sentir mais próximo Dele e me permitiu desenvolver uma linda amizade com ele. Também senti paz ao saber que, os mortos não estão sofrendo, mas inconscientes. E saber da promessa de que a Terra será um paraíso me encheu de esperança, porque não olho mais para o futuro com medo, mas com a esperança de poder viver para sempre.
2. Como o apóstolo Pedro mostrou que até cristãos maduros podem se beneficiar das verdades básicas da Bíblia? (2 Pedro 1:12, 13)
RESPOSTA: Sabemos que até mesmo cristãos maduros podem se beneficiar dos ensinamentos básicos da Bíblia, pois eles são muito valiosos e, mesmo que já estejam "firmes na verdade", esses ensinamentos os fortalecem e os ajudam a permanecer fiéis. O apóstolo Pedro lembrou aos cristãos experientes os princípios fundamentais para que pudessem resistir aos perigos dentro da congregação, como os falsos mestres. Isso mostra que nunca deixamos de precisar das verdades básicas para permanecermos firmes em nossa fé.
RESPOSTA ADICIONAL: O apóstolo Pedro mostrou que até cristãos maduros precisam das verdades básicas porque ele lembrou os irmãos de coisas que eles já sabiam. Mesmo sendo maduros, esses lembretes os ajudariam a permanecer firmes, resistir a falsos ensinos e continuar fiéis a Jeová.
3. Que ilustração nos ajuda a ver que os ensinos básicos da Bíblia são úteis até para cristãos maduros?
RESPOSTA: Todos os cristãos devem continuar a meditar nos ensinamentos básicos da Bíblia porque, mesmo que já os conheçamos, com o tempo podemos encontrar novos significados e aplicações neles de acordo com nossas circunstâncias atuais.
RESPOSTA ADICIONAL: A ilustração é a de um chefe de cozinha. Tanto ele quanto um aprendiz usam os mesmos ingredientes básicos, mas o chefe, com experiência, consegue tirar ainda mais proveito deles. Do mesmo jeito, mesmo que já conheçamos os ensinos básicos da Bíblia, sempre podemos encontrar novas aplicações para a nossa vida.
JEOVÁ É O CRIADOR
4. Saber que Jeová é o Criador teve que impacto na nossa vida?
RESPOSTA: Aprender que Jeová é o Criador mudou nossas vidas porque deu verdadeiro significado à nossa existência. Saber que não somos produto do acaso, mas que fomos criados por um Deus sábio, poderoso e amoroso nos dá segurança e paz. Além disso, ao entender que Jeová nos conhece perfeitamente, sabe o que é melhor para nós e deseja o melhor para nós, confiamos mais em sua orientação e tomamos decisões mais acertadas.
RESPOSTA ADICIONAL: Saber que Jeová é o Criador mudou minha vida porque me faz entender que ele conhece tudo sobre mim, se importa comigo e sabe o que é melhor. Isso dá sentido à minha vida e me dá confiança em seguir seus conselhos.
5. Que verdade da Bíblia nos ajuda a ser humildes? (Isaías 45:9-12)
RESPOSTA: Saber que Jeová é o Criador nos ensina a ser humildes. Visto que ele é o Oleiro e nós somos o barro, não devemos questionar suas ações, pois tudo o que ele faz é bom e correto. Assim como Jeová ajudou Jó a reconhecer seu lugar, lembrando-o de seu poder como Criador, nós também aprendemos a confiar que tudo o que ele faz é correto, mesmo que nem sempre entendamos imediatamente.
RESPOSTA ADICIONAL: A verdade de que Jeová é o Criador nos ajuda a ser humildes. Assim como o barro não pode questionar o oleiro, nós também não podemos achar que sabemos mais que Deus. Reconhecer que tudo o que Jeová faz está certo nos lembra de depender dele com humildade.
6. Quando seria bom meditar na sabedoria e no poder do nosso Criador?
RESPOSTA: É bom meditarmos na grandeza do Criador, pois isso nos ajuda a manter uma atitude humilde. Quando nos lembramos de quão superiores são a sabedoria e a maneira de pensar de Jeová, evitamos confiar demais em nossas próprias opiniões. Em vez de agirmos de acordo com nosso próprio julgamento, buscamos orientação na Bíblia e reconhecemos que Sua maneira de ver as coisas é sempre melhor que a nossa
RESPOSTA ADICIONAL: Seria bom meditar na sabedoria e no poder de Jeová quando começamos a confiar demais em nossas próprias opiniões. Isso nos lembra que os pensamentos de Deus são muito mais elevados que os nossos e nos ajuda a permanecer humildes e depender dele.
7. O que Raela fez para aceitar uma nova orientação?
RESPOSTA: Raela achou útil meditar em Jeová como o Criador. Lembrando-se de que ele é sábio e tem o poder de liderar sua organização corretamente, ela pôde confiar que as mudanças feitas foram guiadas por ele. Isso a permitiu aceitar humildemente novas instruções, mesmo quando no início eram difíceis.
RESPOSTA ADICIONAL: Raela conseguiu aceitar uma nova orientação lembrando que Jeová é o Criador e que ele dirige a sua organização. Quando teve dificuldade com uma mudança, ela orou a Jeová e meditou no fato de que ele sabe o que é melhor. Isso a ajudou a ser humilde e confiar na orientação dele.
DEUS NÃO CAUSA O SOFRIMENTO
8. Por que foi bom para você aprender que Deus não causa o sofrimento?
RESPOSTA: Aprender por que Deus permite o sofrimento nos beneficia, pois nos traz conforto e nos aproxima de Jeová. Em vez de culpá-lo pelo que acontece no mundo, entendemos que ele não causa o sofrimento, mas sim que ele é resultado do pecado e da imperfeição.
Também somos encorajados por saber que Jeová permitiu que o tempo passasse por amor, para que mais pessoas pudessem conhecê-lo antes de finalmente acabar com o sofrimento. Isso nos dá paz e nos ajuda a confiar mais profundamente em seu amor e justiça.
RESPOSTA ADICIONAL: Foi bom aprender que Deus não causa o sofrimento porque isso me deu consolo e fortaleceu minha amizade com Jeová. Agora sei que o sofrimento existe por causa do pecado e da imperfeição, e que Jeová tem paciência para salvar muitas pessoas antes de acabar de vez com todo sofrimento.
9. Em que situações seria bom lembrarmos por que Jeová permite o sofrimento?
RESPOSTA: É especialmente bom rever os motivos pelos quais Jeová permite o sofrimento quando enfrentamos problemas, injustiças ou a morte de um ente querido. Nesses momentos, podemos nos perguntar por que Jeová ainda não agiu, e lembrar desses motivos nos ajuda a manter a paciência e a confiança de que ele pretende acabar com o sofrimento para sempre.
RESPOSTA ADICIONAL: É bom lembrar por que Jeová permite o sofrimento quando nós ou alguém que amamos enfrenta problemas, injustiças ou perdas. Nessas situações, isso nos ajuda a ter paciência, confiar em Jeová e lembrar que ele vai acabar com o sofrimento para sempre.
10. O que ajuda Anne a lidar com a perda da mãe?
RESPOSTA: Anne conseguiu lidar com a perda da mãe lembrando-se de que o sofrimento não vem de Jeová. Meditar no desejo de Deus de acabar com tudo o que nos causa dor e nas promessas de ressuscitar nossos entes queridos lhe deu paz e conforto, mesmo em meio à tristeza.
RESPOSTA ADICIONAL: Anne consegue lidar com a perda da mãe porque lembra que Jeová não causa o sofrimento. Ela confia que ele vai ressuscitar os que amamos e acabar com tudo o que nos faz sofrer. Pensar nessas verdades dá a ela uma paz especial.
11. Por que é bom saber os motivos de Jeová permitir o sofrimento?
RESPOSTA: Saber por que Jeová permite o sofrimento nos motiva a continuar pregando, pois entendemos que sua paciência tem um propósito: dar às pessoas a oportunidade de se arrependerem e alcançarem a salvação. Compreendendo isso, sentimos o desejo de imitar o amor de Jeová e colaborar com ele, ajudando outros a conhecê-lo antes que o fim chegue. Temos a grande honra de ajudar o maior número possível de pessoas a conhecê-lo e a viver no novo mundo.
RESPOSTA ADICIONAL: É bom saber os motivos de Jeová permitir o sofrimento porque isso nos motiva a pregar e ajudar outras pessoas. Entender a paciência de Deus nos lembra de praticar atos de devoção, como ensinar os outros sobre ele, para que mais pessoas possam viver para sempre no novo mundo.
ESTAMOS VIVENDO “NOS ÚLTIMOS DIAS”
12. Entender que estamos vivendo “nos últimos dias” nos dá que confiança?
RESPOSTA: Vendo como a profecia sobre os "últimos dias" está se cumprindo, estamos convencidos de que a Palavra de Deus é totalmente confiável. A forma como a atitude das pessoas está piorando, assim como a Bíblia predisse, confirma que o que Jeová anunciou está se cumprindo.
RESPOSTA ADICIONAL: Entender que estamos vivendo ‘nos últimos dias’ nos dá confiança porque vemos que as profecias da Bíblia estão se cumprindo. Isso nos faz confiar totalmente na Palavra de Deus.
13. Pensando na ilustração de Jesus em Lucas 12:15-21, o que devemos nos perguntar?
RESPOSTA: É bom nos perguntarmos se nossos objetivos demonstram que temos as prioridades certas. Devemos também refletir sobre como estamos usando nosso tempo, energia e recursos: estamos gastando-os principalmente em acumular bens materiais ou em nos tornarmos ricos aos olhos de Deus? Além disso, se temos filhos, é uma boa ideia considerar que tipo de metas estamos incentivando-os a estabelecer.
14. Por que é importante meditar nas evidências de que estamos nos últimos dias, e como a experiência de Miki mostra isso?
RESPOSTA: Como demonstra a experiência de Miki, meditar sobre as provações dos últimos dias nos ajuda a tomar decisões sábias e a nos concentrar no que realmente importa. Ao lembrar que esse sistema é sensível ao tempo, ela conseguiu ajustar suas metas e escolher um caminho que lhe permitiria alcançar objetivos espirituais mais importantes. Isso lhe permitiu desfrutar de bênçãos maiores do que teria obtido se tivesse buscado um projeto pessoal.
RESPOSTA ADICIONAL: Meditar nas evidências de que estamos nos últimos dias nos ajuda a estabelecer prioridades certas. A experiência de Miki mostra isso: ela ajustou seus planos de estudo e trabalho para poder servir como pioneira regular e aproveitar ao máximo o tempo de serviço, lembrando que no novo mundo teria a eternidade para realizar outros interesses.
15. Como o exemplo de Tiago mostra que não devemos desistir das pessoas?
RESPOSTA: O exemplo de Tiago nos ensina que não devemos desanimar se alguém rejeita as boas novas, pois as pessoas podem mudar com o tempo. Embora Tiago tenha sido uma testemunha direta da vida e obra de Jesus, ele só depositou sua fé nele depois de sua ressurreição, mas se tornou um cristão muito ativo.
RESPOSTA ADICIONAL: O exemplo de Tiago mostra que não devemos desistir das pessoas, mesmo que no início rejeitem as boas novas. Ele só se tornou discípulo de Jesus depois da ressurreição dele, mostrando que as pessoas podem mudar com o tempo. Isso nos lembra de continuar ajudando familiares e vizinhos, confiando que Jeová pode tocar o coração deles no momento certo.
CONTINUE DANDO VALOR AOS LEMBRETES DE JEOVÁ
16. Como os lembretes de Jeová já ajudaram você?
RESPOSTA: Tenho me beneficiado muito dos lembretes de Jeová, mesmo daqueles discursos e publicações que são direcionados principalmente àqueles que ainda não conhecem a verdade. Ao revê-los, meu amor por Jeová se fortalece e minha fé em sua Palavra aumenta. Além disso, esses lembretes me ajudam a explicar os ensinamentos básicos da Bíblia com mais clareza quando falo com outros, tornando-me mais habilidoso no ensino.
RESPOSTA ADICIONAL: Os lembretes de Jeová já me ajudaram a aumentar meu amor por ele, fortalecer minha fé na Bíblia e me tornar um instrutor melhor. Mesmo materiais feitos para pessoas que sabem pouco sobre a Bíblia podem me ensinar lições valiosas.
17. Em que situações seria bom pararmos para meditar nos ensinos básicos da Bíblia?
RESPOSTA: Os ensinamentos básicos da Bíblia podem me ajudar em muitas situações. Por exemplo, quando enfrento dificuldades com mudanças organizacionais, eles me lembram que Jeová, o Criador, dirige tudo e que devo permanecer humilde.
RESPOSTA ADICIONAL: É bom meditar nos ensinos básicos da Bíblia quando começamos a confiar demais em nossas próprias opiniões, enfrentamos dificuldades, precisamos decidir como usar nosso tempo e recursos, ou queremos manter o senso de urgência nos últimos dias. Esses lembretes de Jeová nos fortalecem, motivam e nos tornam mais sábios.
QUE LIÇÕES PODEMOS APRENDER COM OS SEGUINTES ENSINOS BÁSICOS DA BÍBLIA?
Jeová é o Criador
RESPOSTA: Ela nos dá um propósito na vida, pois saber que Jeová nos criou nos ajuda a entender que nossa existência tem um propósito.
Ela nos ensina a ser humildes, lembrando que Jeová é o Oleiro e nós somos o barro. Portanto, não devemos questionar suas ações, pois tudo o que ele faz é justo e bom, mesmo que às vezes não entendamos imediatamente.
RESPOSTA ADICIONAL: Aprendemos que Jeová nos conhece, se importa conosco e sabe o que é melhor para nós. Isso nos ajuda a ser humildes e confiar nele em todas as situações.
Deus não causa o sofrimento
RESPOSTA: Entendemos que a dor e a injustiça são consequências do pecado e da imperfeição, não de Deus. Isso nos ajuda a manter um bom relacionamento com Ele, mesmo em tempos difíceis.
Ela nos encoraja a ser pacientes, confiando que Jeová tem um propósito e um tempo para acabar com o sofrimento de uma vez por todas.
RESPOSTA ADICIONAL: Aprendemos que o sofrimento existe por causa do pecado e da imperfeição. Saber disso nos dá consolo, fortalece nossa amizade com Jeová e nos ajuda a ter paciência enquanto aguardamos que ele acabe com todo sofrimento.
Estamos vivendo “nos últimos dias”
RESPOSTA: Confie mais na Palavra de Deus, pois ver o cumprimento da profecia de 2 Timóteo 3 nos convence de que a Bíblia é completamente confiável.
Mantenha um senso de urgência, avaliando nossas prioridades para que não nos concentremos apenas em objetivos materiais, mas sim em acumular "tesouros no céu".
Tome decisões sábias sobre o uso do tempo, escolhendo objetivos espirituais em vez de desejos pessoais que podem ser adiados até o novo mundo.
RESPOSTA ADICIONAL: Aprendemos a ter senso de urgência, a usar nosso tempo e recursos com sabedoria e a estabelecer as prioridades certas, como pregar e acumular tesouros no céu.