ESTUDO 46 - DE A SENTINELA - PERGUNTAS E RESPOSTAS.

JESUS — NOSSO SUMO SACERDOTE QUE NOS COMPREENDE BEM 

- SUGESTÕES DE COMENTÁRIOS ESTUDO 46.
Jw.org

1-2. (a) Por que Jeová enviou seu Filho à Terra? 

(a) Jeová enviou seu Filho para livrar a humanidade do pecado e da morte, desfazer as obras de Satanás e preparar Jesus para ser um Sumo Sacerdote que nos compreende. (b) Vamos ver como a vida de Jesus na Terra o aperfeiçoou para ser um Sumo Sacerdote ainda mais qualificado. 

1- 2 (b) O que vamos ver neste estudo? (Hebreus 5:7-9) 

(b) Neste estudo, veremos como as experiências de Jesus na Terra o prepararam para ser um Sumo Sacerdote aperfeiçoado, capaz de nos ajudar e nos permitir nos achegar a Jeová com confiança.
  O FILHO AMADO DE DEUS VEM PARA A TERRA 

3-4. Por quais grandes mudanças Jesus teve que passar quando veio para a Terra? 

Jesus abriu mão de sua posição no céu para viver como humano imperfeito na Terra. Nasceu numa família pobre, enfrentou perigos desde a infância e chegou a viver como refugiado no Egito. 

5 O que Jesus viu durante sua vida na Terra, e como isso o preparou para ser um Sumo Sacerdote compreensivo? 

Jesus viu muito sofrimento humano, como doenças, perdas e dor emocional. Vivenciar isso de perto o ajudou a compreender profundamente os sentimentos e as fraquezas humanas, tornando-o um Sumo Sacerdote compassivo.  

JESUS MOSTRA EMPATIA PELAS PESSOAS 

6. O que as comparações que Isaías usou nos ensinam sobre a empatia e a compaixão de Jesus? (Isaías 42:3) 

As comparações mostram que Jesus trata com ternura os fracos e desanimados, não os machucando ainda mais, mas ajudando-os com empatia e compaixão.  Ao contrário, Jesus demonstra empatia profunda. Ele trata essas pessoas com cuidado, paciência e respeito, ajudando-as a se fortalecerem. 

7-8. Como Jesus cumpriu a profecia de Isaías? 

Jesus cumpriu a profecia ao tratar com compaixão pessoas desprezadas e sem esperança, curando doentes e ajudando os que se sentiam como uma cana esmagada ou um pavio fumegante.  

9. Como sabemos que nosso Sumo Sacerdote realmente compreende humanos imperfeitos? (Hebreus 4:15,16) 

Sabemos disso porque Jesus foi provado em todos os sentidos como nós, sem pecar, e por isso sente profunda empatia por nossas fraquezas e nos ajuda no tempo certo. 

IMITANDO NOSSO SUMO SACERDOTE HOJE  

10 O que podemos usar hoje para ajudar os surdos e os cegos? 

Podemos usar publicações baseadas na Bíblia em línguas de sinais, materiais em braille e recursos de áudio para ajudar surdos e cegos espiritualmente.  

11. Como a organização de Jeová mostra compaixão por todas as pessoas, assim como Jesus? (Atos 2:5-7, 33) 

A organização de Jeová demonstra compaixão ao disponibilizar o ensino bíblico em muitos idiomas, permitindo que pessoas de todas as nações entendam as boas novas em sua própria língua.  

12. O que mais a organização de Jeová faz pelas pessoas hoje? 

Além de ensinar a Bíblia, a organização de Jeová ajuda vítimas de desastres naturais e providencia locais simples para as pessoas se reunirem e adorarem a Deus. 

NOSSO SUMO SACERDOTE PODE AJUDAR VOCÊ 

13. Quais são algumas maneiras de Jesus nos ajudar? 

Jesus nos ajuda dando atenção às nossas necessidades espirituais, fortalecendo-nos por meio do espírito santo e usando os anciãos e outros irmãos para nos encorajar e apoiar.  

14. O que podemos fazer quando nos sentimos tristes?

Quando nos sentimos tristes, podemos nos achegar a Jeová com confiança, lembrando que Jesus nos compreende e está pronto para nos ajudar no tempo certo.  

15. O que ajudou um irmão a voltar para a congregação? 

O que o ajudou foi o apoio amoroso dos anciãos e da congregação, que o encorajaram a perseverar e o lembraram do amor de Jeová e de Jesus.  

16. Por que você é grato por ter um Sumo Sacerdote tão compreensivo?

Devemos ser gratos porque Jesus nos entende, sente empatia por nossas fraquezas e está sempre disposto a nos ajudar com misericórdia no tempo certo. 

O QUE VOCÊ APRENDEU? 

◼ Por que viver como humano ajudou Jesus a se tornar o melhor Sumo Sacerdote para nós 

Porque, ao viver como humano, Jesus experimentou sofrimento, provações e emoções reais, passando a compreender plenamente as fraquezas humanas.  

◼ Como Jesus cumpriu Isaías 42:3? 57 

Jesus cumpriu Isaías 42:3 ao tratar com ternura pessoas fracas, desanimadas e marginalizadas, ajudando-as em vez de condená-las. 

◼ Como nosso Sumo Sacerdote nos ajuda hoje?

Ele nos ajuda ao compreender nossas fraquezas, nos fortalecer por meio do espírito santo e usar anciãos e irmãos para nos encorajar e apoiar. 

Blog Francisco Figueiredo

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem