![]() |
Anna Safronova. Crédito da foto: Testemunhas de Jeová. |
Os investigadores posteriormente acusaram os cinco de organizar as atividades de uma organização "extremista" proibida por continuarem se reunindo para cultos religiosos.
A esposa de Proshenkov apelou aos promotores e outras agências estatais para investigar a agressão. Não se sabe se algum processo criminal já foi aberto (veja abaixo).
A Guarda Nacional (Rosgvardiya) – que se reporta ao Presidente – normalmente fornece apoio armado aos investigadores nessas situações.
O Fórum 18 escreveu às filiais do Serviço Federal de Segurança (FSB) e da Guarda Nacional da Região de Saratov, perguntando:
– por que consideraram necessário o uso de força física contra Proshenkov;
– por que os policiais supostamente o torturaram com uma arma de choque;
– e se os envolvidos haviam sido suspensos ou colocados sob investigação.
O FSB da Região de Saratov respondeu, solicitando ao Fórum 18 que enviasse perguntas online para a sede do FSB em Moscou.
A Guarda Nacional da Região de Saratov não respondeu (veja abaixo).
4
O Fórum 18 também escreveu ao Comitê de Investigação da Região de Saratov, à Procuradoria da Região de Saratov, à Procuradoria-Geral da República e aos comissários federais e regionais de direitos humanos, perguntando:
– se uma investigação havia sido aberta;
– e se os policiais que supostamente torturaram Proshenkov haviam sido suspensos do serviço e presos.
Apenas a Comissária de Direitos Humanos da Região de Saratov, Nadezhda Sukhova, respondeu, afirmando apenas que "seu pedido foi recusado"........continua.