Após seis dias, incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado; vídeos mostram estragos

O incêndio que começou na última sexta-feira (7) no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi controlado na quinta-feira (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um raio pode ter causado o início das chamas, que destruíram mais de 50km².

Segundo o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva, o fogo se dividiu em três frentes, e nesta quinta-feira (13), o combate foi no foco do meio. Lucas explica que foram utilizadas técnicas como aceiro, além de um rio que passa próximo ao fogo para servir de ancoragem.

Vídeos registraram as chamas na noite de quarta-feira (12) e mostram depois já na quinta quando os bombeiros conseguiram controlar as chamas.

O tenente destacou que, ao todo, a equipe conseguiu combater cerca 14 quilômetros de incêndio na Chapada, trabalhando no combate direto desde a segunda-feira (11). 

Com a primeira frente finalizada, o trabalho continua com o monitoramento dos outros dois focos e espera do momento certo para fazer o combate ao fogo. Através de imagens obtidas via satélite, o tenente disse que o total de área queimada no parque já ultrapassa os 50km².

Situação de emergência ambiental.

No dia 3 de agosto, o governador Ronaldo Caiado (UB) decretou situação de emergência ambiental em Goiás por 120 dias. A medida preventiva foi tomada para combater os incêndios florestais no estado e vale até 30 de novembro.

Enquanto o decreto de nº 10.126 estiver em vigor fica proibido, em todo o território estadual, o uso de fogo em vegetação, com exceção dos casos expressamente autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Fonte: O Popular.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem