Goiás 5G terá implantação acelerada em cidades do Nordeste Goiano Goiás

5G terá implantação acelerada em cidades do Nordeste Goiano.

Por: Blog. Francisco Figueiredo
Superada a etapa de implantação nas capitais, foi aprovado um novo plano que pode acelerar a chegada do 5G em cidades pequenas do Brasil. O grupo que reúne Anatel, governo, teles e TVs para coordenar a implantação da nova tecnologia no país aprovou nesta terça, 11/10, a distribuição de 504 cidades em 36 agrupamentos urbanos que já começarão a ser alvo das medidas para liberação da faixa de 3,5 GHz. 

“A deliberação abrange todos os municípios que compõem as regiões metropolitanas de todas as capitais de Estado e do Distrito Federal, além de agrupamentos de cidades influenciadas pelos municípios com mais de 500 mil habitantes, que tiveram as ações de migração iniciadas no começo de outubro. A decisão foi motivada por ganhos logísticos que serão obtidos no processo de distribuição e instalação dos kits de recepção, bem como por melhor aproveitamento da comunicação da migração”, disse a Anatel, em nota. 

Essa ideia já fora antecipada pelo presidente do GAISPI – o grupo que coordena o processo – e vice presidente da Anatel, Moisés Moreira, como forma de melhor organizar as tarefas necessárias em cada cidade onde haverá disponibilidade do 5G pleno, ou standalone, justamente o que faz uso da faixa de 3,5 GHz. Esse processo envolve a identificação de antenas profissionais (FSS) que precisam ser substituídas, além da distribuição de kits de antenas parabólicas a famílias de baixa renda.

“Importante ressaltar que a ação não significa que a faixa de 3,5 GHz estará necessariamente disponível para utilização em todos esses municípios a partir de 1º de janeiro de 2023. Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite”, lembra a Anatel.

A divisão separou 433 cidades localizadas nas regiões metropolitanas de 25 capitais, além de outras 71 próximas a municípios com mais de 500 mil habitantes que também serão preparadas para receber o 5G. Assim, por exemplo, foram agrupados 39 municípios próximos à cidade de São Paulo onde o esforço logístico e técnico será feito conjuntamente. Outras 50 cidades estão no grupamento próximo a Belo Horizonte/MG, ou, ainda, 33 cidades ao redor de Brasília. 

Vale lembrar que é fundamental que seja realizado agendamento pelas faílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais para a instalação dos kits de TV Parabólica. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Os grupamentos de Goiás

Brasília, 33 cidades 

Brasília, Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João D’aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa, Vila Propício, Arinos, Buritis, Cabeceira Grande, Unaí.

Goiânia-GO, 21 

cidades 10 Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade.

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem