A Rússia intensifica a repressão às Testemunhas de Jeová na Crimeia.

A Rússia intensifica a repressão às Testemunhas de Jeová na Crimeia ocupada e em toda a Federação. 

Centro de Pesquisa de Direitos Humanos


 
[Image credit: Dmitry Tischenko]


A HRRC condena a contínua perseguição da Rússia às Testemunhas de Jeová tanto na Crimeia ocupada quanto em seu próprio território, classificando essas ações como uma clara violação da liberdade religiosa e das obrigações internacionais de direitos humanos. Exigimos a libertação imediata de todos os detidos e o fim da criminalização do culto pacífico. 


A perseguição russa às Testemunhas de Jeová continua a intensificar-se tanto na Crimeia ocupada como no seu próprio território, apesar das decisões internacionais que declaram tais ações ilegais. De acordo com o Grupo de Direitos Humanos da Crimeia, pelo menos 14 Testemunhas de Jeová foram condenadas na Crimeia entre julho e setembro de 2025, com batidas policiais, detenções e penas severas proferidas pelos “tribunais” da ocupação. Casos recentes incluem a condenação a seis anos de prisão de Viktor Urs e o processo contra Tamara Brattseva, de 70 anos, cujo advogado afirmou que a sua única “culpa” foi rezar e ler a Bíblia. A Ucrânia instou a comunidade internacional a condenar estas violações e a exigir a libertação de todos os detidos. O Centro de Recursos Tártaros da Crimeia relataos bens. Atualmente, 33 Testemunhas de Jeová estão sendo processadas na Crimeia ocupada, e 14 delas estão presas em colônias penais. Essa repressão contínua persiste apesar de uma sentença de 2022 do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ordenar que a Rússia arquive todos os processos criminais, liberte os detidos e devolva os bens confiscados . 


Em toda a Rússia, a perseguição se intensificou desde a proibição nacional da denominação em 2017. Centenas de pessoas foram alvo de batidas policiais, detenções e longas penas de prisão por atividades religiosas pacíficas. Em setembro de 2025, 157 Testemunhas de Jeová permaneciam atrás das grades.condenaram as ações da Rússia, citando violações da liberdade religiosa e do direito internacional humanitário.Organismos internacionais, incluindo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, o Comitê de Direitos Humanos da ONU e o Conselho da Europa, condenaram repetidamente as ações da Rússia, citando violações da liberdade religiosa e do direito internacional humanitário. 


A contínua criminalização do culto pacífico evidencia a natureza sistemática da repressão russa às comunidades religiosas, tanto nos territórios ocupados quanto dentro de suas próprias fronteiras. https://www.humanrightsresearch.org/post/russia-intensifies-crackdown-on-jehovah-s-witnesses-in-occupied-crimea-and-across-the-federation

Blog Francisco Figueiredo

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem