ESTUDO DA SENTINELA ESTUDO 43 - PERGUNTAS E RESPOSTAS.

https://www.jw.org/finder?srcid=jwlshare&wtlocale=T&prefer=lang&docid=2025604

1 Como sabemos que nossas orações são importantes para Jeová? 

Sabemos que nossas orações são importantes para Jeová porque ele mesmo escolheu ouvi-las. Embora tenha delegado tarefas aos anjos e grandes responsabilidades ao seu Filho, Jeová não passou a outros o cuidado de ouvir as orações. Ele é o “Ouvinte de oração” e demonstra, assim, que valoriza profundamente ba comunicação pessoal com cada um de nós. 


2 Por que Paulo foi um bom exemplo em orar por outros? 

Paulo foi um bom exemplo em orar por outros porque, mesmo enfrentando muitas dificuldades pessoais, ele não se esquecia dos irmãos. Ele mencionava congregações inteiras e também pessoas específicas em suas orações, mostrando interesse sincero e amor. Isso revela que ele colocava as necessidades espirituais dos outros diante de Jeová, não apenas as suas próprias.


3 Por que podemos acabar nos esquecendo de orar por outros? 

Podemos acabar nos esquecendo de orar por outros porque a vida neste sistema é muito corrida e, muitas vezes, ficamos absorvidos por nossos próprios problemas. Essa pressão diária pode nos levar a concentrar as orações apenas nas nossas preocupações, deixando de lembrar das necessidades dos outros. 


4-5. Como as nossas orações por outros podem ter “um efeito poderoso”? (Tiago 5:16) 

Nossas orações por outros podem ter “um efeito poderoso” porque Jeová as ouve e leva em consideração as súplicas feitas com fé. Como diz Tiago 5:16, a oração do justo tem grande força. Os exemplos de Jesus orando por Pedro e de Paulo pedindo orações mostram que Jeová pode agir em favor de alguém, fortalecendo a fé ou até mudando uma situação. Embora não forçemos Jeová a agir, ele valoriza essas orações e, no tempo e modo dele, pode permitir resultados significativos, o que nos motiva a orar com confiança e deixar o assunto em suas mãos. 


6. De acordo com os exemplos citados, o que acontece quando oramos por outros? (1 Pedro 3:8) 

De acordo com os exemplos citados, quando oramos por outros desenvolvemos terna compaixão, conforme orienta 1 Pedro 3:8. A oração nos ajuda a perceber melhor os sentimentos e desafios dos irmãos, fortalecendo o amor e a empatia por eles. Além disso, nos aproxima emocionalmente das pessoas e nos motiva a agir, permitindo que sejamos, em alguns casos, parte da resposta de Jeová às nossas próprias orações. 


7. Como orar por outros pode nos ajudar a ver nossos problemas de maneira equilibrada? (Filipenses 2:3, 4) 

Orar por outros nos ajuda a ver nossos problemas de maneira mais equilibrada porque nos ensina a não pensar apenas em nós mesmos, conforme Filipenses 2:3, 4. Ao lembrar, em oração, que nossos irmãos também enfrentam dificuldades, evitamos ficar excessivamente focados nos nossos próprios desafios. Isso amplia nossa visão, fortalece a empatia e nos ajuda a encarar nossos problemas com mais humildade e equilíbrio. 


8. Que grupos de pessoas podemos incluir em nossas orações?

Podemos incluir em nossas orações diversos grupos de pessoas que enfrentam dificuldades. Isso inclui os que têm problemas de saúde, jovens sob pressão, idosos, irmãos que sofrem oposição da família ou do governo, além daqueles afetados por conflitos, perseguições ou desastres naturais. Mesmo sem conhecê-los pessoalmente, orar por eles demonstra amor cristão e obediência ao mandamento de Jesus de amar uns aos outros.


9. Por que devemos orar por aqueles que exercem liderança na organização de Jeová e por suas esposas? 

Devemos orar por aqueles que exercem liderança na organização de Jeová porque eles trabalham arduamente para cuidar do povo de Deus e, ao mesmo tempo, enfrentam desafios e ansiedades pessoais. Muitas vezes, esses fardos não são visíveis para todos. Orar por eles, e também por suas esposas, demonstra apreço, amor e apoio, reconhecendo que o serviço fiel deles depende, em parte, do encorajamento e do apoio leal que recebem.


10-11. Será que orações abrangentes, mencionando grupos de irmãos, agradam a Jeová? 

Sim, orações abrangentes, mencionando grupos de irmãos, agradam a Jeová. Mesmo quando não conhecemos as necessidades específicas de cada um, Jeová entende perfeitamente a situação de seus servos. Essas orações demonstram amor sincero pela inteira fraternidade e mostram que nos importamos com todos os irmãos, confiando que Jeová suprirá aquilo de que cada um precisa.


12. O que acontece com as nossas orações quando somos observadores?

Quando somos observadores, nossas orações se tornam mais específicas e cheias de empatia. Ao perceber as lutas e necessidades individuais dos irmãos, somos motivados a orar de forma mais pessoal por eles. Isso aprofunda nossa compaixão e torna nossas orações mais significativas, refletindo um interesse sincero pelo bem-estar dos outros. 


13. O que pode nos ajudar a fazer orações específicas por aqueles que não conhecemos pessoalmente?

O que pode nos ajudar a fazer orações específicas por aqueles que não conhecemos pessoalmente é mencionar o nome deles em nossas orações. Ao buscar informações confiáveis, como as disponíveis no jw.org, e até anotar esses nomes, conseguimos nos lembrar melhor desses irmãos. Isso torna nossas orações mais pessoais, demonstra empatia e fortalece nosso amor por eles, mesmo à distância.


14-15. O que pode nos ajudar a fazer pedidos específicos em nossas orações ?

O que pode nos ajudar a fazer pedidos específicos em nossas orações é tentar nos colocar no lugar dos irmãos que enfrentam dificuldades. Ao imaginar os desafios do dia a dia deles e refletir sobre suas necessidades, nossas orações se tornam mais concretas e significativas. Fazer pedidos específicos, mencionando situações reais e até o nome da pessoa, demonstra empatia sincera e reflete um amor profundo pelos irmãos. 


16. Que ponto de vista equilibrado devemos ter sobre as nossas orações? (Mateus 6:8)

Devemos ter um ponto de vista equilibrado sobre as nossas orações, reconhecendo que Jeová já conhece todas as necessidades antes mesmo de pedirmos, conforme Mateus 6:8. Nossas orações não servem para informar ou orientar a Jeová, mas para expressar confiança nele e demonstrar amor pelos outros. Orar por outros fortalece nosso amor cristão e agrada a Jeová, que se alegra ao ver seus servos refletindo suas qualidades. 


17-18. Que ilustração nos ajuda a ter um ponto de vista equilibrado sobre nossas orações?

A ilustração da família com duas crianças nos ajuda a ter um ponto de vista equilibrado sobre as nossas orações. Assim como o pai já cuida do filho doente, mas se alegra ao ver a filha demonstrando amor e preocupação pelo irmão, Jeová também se agrada quando oramos uns pelos outros. Mesmo quando não vemos resultados imediatos, nossas orações revelam amor sincero e não passam despercebidas por Jeová, que valoriza profundamente essa demonstração de cuidado.


COMO RESPONDERIA?


Em que sentido nossas orações por outros podem ter “um efeito poderoso”? 

Porque Jeová ouve as orações feitas com fé e pode agir em favor de alguém, fortalecendo a pessoa, dando-lhe paz ou até permitindo mudanças numa situação. Além disso, essas orações demonstram amor e podem influenciar positivamente os acontecimentos, de acordo com a vontade de Jeová.


Por que devemos orar por grupos de irmãos?

Porque muitos irmãos enfrentam dificuldades semelhantes, mesmo que não conheçamos cada situação em detalhes. Orar por grupos mostra amor pela inteira fraternidade e confiança de que Jeová sabe exatamente do que cada um precisa. 

Como podemos ser mais específicos ao orar por uma pessoa?

Sendo observadores, mencionando o nome da pessoa e procurando entender seus desafios.* *Colocar-nos no lugar dela e pensar em suas necessidades reais nos ajuda a fazer pedidos mais específicos e cheios de empatia.

Blog Francisco Figueiredo

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem