Lotes abandonados são propícios para criação do mosquito da dengue

PARACATU, MG

Uma situação que se estende por todo território brasileiro.
 

Aqui em nossa cidade podemos contabilizar várias áreas propícias para a reprodução do mosquito aedes aegypt, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya. No bairro Jóquei Clube lotes vagos com o mato alto.

 

Esses lotes que estão com o mato alto servem de criadouros que ficam escondidos em meio à vegetação, as pessoas jogam lixo dentro e vai ficando. Chove, passa o tempo e mosquito nasce, cria e a gente fica aí a mercê dessas doenças que ele transmite para a população. 


Além dos problemas de saúde pública que a sujeira aliada ao mato alto causa, a roçagem de terrenos particulares é de responsabilidade legal do proprietário. 


Em outro terreno na Vila Mariana esse lote da foto virou lixão!


A dengue não é brincadeira. 


A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, traz sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. Entre cinco e sete dias depois, a temperatura e os incômodos vão desaparecendo, mas o cansaço pode persistir. 


PREVINA A PROLIFERAÇÃO DO AEDES: 



 ° Elimine o acúmulo de água: 

Vire a boca de garrafas para baixo, descarte corretamente os pneus e limpe as poças; 

 ° Instale telas nas janelas: 

Isso pode auxiliar na proteção, ao impedir o avanço dos mosquitos já existentes; 

 ° Coloque areia nos vasos de plantas: 

Os pratos usados nas plantas podem acumular água, e com isso ocorre o depósito dos ovos pelos mosquitos; a areia conserva a umidade e ao mesmo tempo impede que o prato se torne um criadouro; 

° Tenha consciência com o lixo:

 o despejo de lixo em locais corretos impede o acúmulo de água; 

 ° Tenha atenção com ralos: 

quando pouco utilizados, podem se tornar criadouros do mosquito; muitos deles são rasos e conservam água dentro; o ideal é a higienização e o uso de desinfetantes; 

° Limpe as calhas: 

limpe regularmente calhas e canos, para evitar o acúmulo de água; 

Limpe regularmente os terrenos, evitando o deposito de lixo e objetos que possam acumular água. 

 ° Piscinas e aquários: 

as piscinas, se não regularmente limpas durante o período de surto, podem se tornar grandes focos do Aedes; 

os aquários também devem ter manutenção regular; 

Uso de repelente: os repelentes industrializados são essenciais para que os mosquitos sejam afastados; 

não se recomenda, contudo, o uso de repelentes caseiros, pois não possuem ação suficiente para impedir a aproximação dos mosquitos. 

° Dengue: 

O problema é de todos. A solução também!

Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika (08/01) Até 08/01, 


Minas Gerais registrou 1.451 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 415 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, não há óbitos confirmados por dengue no estado e nenhum óbito em investigação. 


Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 139 casos prováveis da doença, dos quais 71 foram confirmados. Até o momento, não foram confirmados óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e nenhum óbito está em investigação. 


Quanto ao vírus Zika, até a semana epidemiológica 52/2023, data da última atualização dos casos, foram registrados 152 casos prováveis. Há 48 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais. 


*A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o boletim é atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses, semanalmente. 


» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 08/01/2024). 


Por Jornalismo SES-MG

BLOG. FRANCISCO FIGUEIREDO

Muito Obrigado por sua visita! A internet é a mais fantástica invenção do homem nos últimos tempos. A liberdade de pensamento que ela nos oferece é de um poder fenomenal. E foi tentando otimizar este espaço privilegiado, que editamos este Blog. O intuito é publicar e discutir qualquer assunto que seja notícia ou de interesse público. Muito obrigado por sua visita e não esqueça de interagir conosco, escrevendo e opinando. REPÓRTER INVESTIGATIVO, DETETIVE PROFISSIONAL - EQUIPE CODI. COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

Postar um comentário

Gratidão pelo seu comentário e opinião.
Seu comentário e opinião é sempre importante para nós.

Postagem Anterior Próxima Postagem